segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Notável personalidade

Valdir Appel nasceu em Brusque, Santa Catarina, em 01º de maio de 1946. 

Família
Filho de Herbert Appel (in memoriam) e Rosa Appel (in memoriam), casado com Rosélis Slomsky Appel e pai de um casal de filhos (Isadora e Eduardo Herbert).
               
Atleta/goleiro
Começou a carreira no C.E. Paysandu, de Brusque-SC, e se profissionalizou em 1963, no Carlos Renaux, de Brusque. 

Rio de Janeiro
Emprestado ao América do Rio, em 1965, teve seu passe adquirido em 1966 pelo Vasco da Gama. Atuou no clube de São Januário até 1972 e foi bicampeão de aspirantes (1966/67) e campeão carioca (1970)

Outros Clubes
Palmeiras (Blumenau-SC), Sport Club (Recife-PE), Campo Grande (Rio de Janeiro-RJ), Volta Redonda e Bonsucesso (Rio de Janeiro-RJ), América e Alecrim (Natal-RN), Ceub (DF), Goiânia, Atlético e Rio Verde (GO), onde encerrou a carreira em 1982.  

Gol contra
Em 16 de março de 1969, no Maracanã, em um jogo do Vasco da Gama contra o Bangu, pelo campeonato carioca, ao tentar lançar a bola com as mãos, após um chute do atacante Dé, acabou fazendo o movimento errado e a jogou para dentro das próprias redes.

Milésimo gol de Pelé
Era o goleiro que estava na reserva do argentino Andrada quando Pelé fez o milésimo gol de sua carreira, em 19 de novembro de 1969.

Holanda
Em 1970, uma lesão no menisco o impediu de aceitar uma proposta do Ajax, da Holanda.

Escritor
- Na Boca do Gol (2006),
- O Goleiro Acorrentado (2010),
- Onde Ele Pisa Nascem Histórias (2014),
- Pra Sempre o Mais Querido - 100 anos do Clube Esportivo Paysandu (2018), em coautoria com o escritor Ricardo José Engel. 
- O início de uma paixão - A história da origem do Voltaço (2019).

Colunista/articulista
Valdir escreve o jornal "O Município" (Brusque) e para a revista do www.futnet.com.br (Volta Redonda)

Blogueiro
Valdir Appel vive em Brusque, é supervisor de vendas da multinacional Swedish Match do Brasil S/A (empresa que comercializa os fósforos Fiat lux e os isqueiros Cricket), presidente do Clube Esportivo Paysandu e editor do blog:  www.valdirappel.blogspot.com 

Nenhum comentário: