terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Hotel Glória

Hotel Glória, um do maiores bens patrimoniais de Ponte Nova, será revitalizado e transformado em Centro Cultural.    
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) confirmou que atuará no processo de restauração do antigo Hotel Glória, localizado no Centro de Ponte Nova. Com a revitalização, o edifício será sede de um centro cultural que beneficiará a população ponte-novense e de outras cidades da região.  

O Hotel Glória foi inaugurado em fevereiro de 1925 por Sebastião Drummond e Antônio Pinto de Oliveira com o intuito de suprir a necessidade de hospedagem dos viajantes que passavam pela Estrada de Ferro Leopoldina Railway (instalada em 1886). O hotel, um dos mais luxuosos do estado, na época, recebeu como hóspedes importantes personalidades do cenário político e econômico de Minas Gerais, tais como Juscelino Kubitsheck. Segundo o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA).       

Em 1930, o Glória foi confiscado pelo Banco do Brasil devido à falência da empresa Drummond & Pinto, que gerenciava o hotel. Em 1932, foi comprado por Domingos Harmendani, que arrendou as instalações para outros administradores.  A partir da década de 1980, o Hotel Glória começou a perder seu prestígio devido à desarticulação da malha ferroviária. Em 1992, fechou suas portas.   Em 17 de agosto de 1992, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural pelo Decreto Municipal nº 2.136/92. Entretanto, o hotel encontra-se em estado de abandono, possuindo graves problemas estruturais devido a ação do tempo e a ausência de reformas.

Nenhum comentário: