Gabriel Gonçalves de Silva (Bié), nasceu em Juiz de Fora, em 18 de março de 1910.
Família
Filho do comerciante Manuel Gonçalves da Silva e de Fortunata Rizzi da Silva, era casado com Irene Picorelli Gonçalves, com quem teve três filhos (Tarcísio, Roseli e ?).
Estudos
Estudou na Academia de Comércio de Juiz de Fora, tornou-se funcionário público, comerciante, radialista, escritor e político.
Política
Exerceu o primeiro mandato de vereador de 1951 a 1955. Reeleito em 1954 para o mandato 54/59. Suplente de deputado federal, assumiu o cargo em algumas oportunidades.
Secretário
Foi secretário de Transporte da Prefeitura de Juiz de Fora, durante as gestões de Itamar Franco e Saulo Moreira, desempenhando também as funções de diretor de esportes do município.
Desenvolveu atividades na Empresa de Transportes Picorelli, na rádio Industrial e nos Diários Associados de Juiz de Fora. Foi técnico de volei e basquete, fundador da escola de árbitros do município e dirigente do Tupi.
Além de artigos publicados em jornais e revistas de Juiz de Fora e do Rio de Janeiro, escreveu os livros "Juiz de Fora é um desafio" (1973) e "Retrato da Saudade" (1980).
Gabriel Gonçalves da Silva morreu em Juiz de Fora, aos 74 anos, em 16 de janeiro de 1985.
Nota: É nome de rua no bairro Parque Independência e de Escola Municipal no bairro Ipiranga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário