quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Edmo Zarife

Edmo Zarife nasceu em 15 de dezembro de 1940, em Nova Friburgo, na serrana do estado do Rio. Iniciou carreira aos 17 anos, na rádio Sociedade de sua terra natal. Em 1967 foi buscar o seu espaço na capital, incentivado por um tio. Trabalhou nas rádios Tupi, Nacional, Jornal do Brasil e Globo. 

"Brasil-Sil-Sil!"  
Vinheta "Brasil-Sil-Sil!", interpretada por Edmo Zarife, e que é uma marca nacional, foi gravada meio que por acaso. Chegada a época das Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970, Waldir Amaral e Mário Luiz pediram à Edmo Zarife e ao técnico de som José Cláudio Barbedo, o Formiga, que fizessem um grito de guerra para levar a Seleção Brasileira à frente. Assim, Edmo Zarife e Formiga ficaram duas horas dentro do estúdio, gravando em uma fita várias frases e bordões. E ouvindo a fita, depois de toda gravada, Formiga, com seu conhecimento no assunto e sua técnica apurada, após ouvir o "Brasil-Sil-Sil!", apontou e disse: "Zarife, é essa!". E assim, nasceu a vinheta "Brasil-Sil-Sil!".

Edmo Zarife morreu aos 59 anos, em 27 de dezembro de 1999, em Niterói, na região metropolitana do Rio e foi sepultado no cemitério de sua querida Nova Friburgo. 

Nenhum comentário: