segunda-feira, 12 de maio de 2014

Copas do Mundo

Brandão: de Taubaté para a Copa de 1938
Brandão foi capitão do Corinthians por dez anos, e conquistou quatro títulos paulistas
Na última quarta-feira, 07/05, o técnico Luiz Felipe Scolari anunciou a convocação da Seleção Brasileira que disputará a Copa do Mundo, no mês que vem.
Felipão garantiu a presença de Luiz Gustavo, volante do Wolfsburg, que se tornou mais um jogador do Vale do Paraíba Paulista a atuar em copas.
Zito (José Eli de Miranda) volante  revelado pelo Taubaté e que foi campeão das Copas de 1958 e 1962 é o mais famoso. Há, no entanto, outro jogador de ilustre participação: o taubateano Brandão, um dos maiores ídolos do Corinthians e jogador da Seleção na Copa do Mundo de 1938.

Nascido em Taubaté, José Augusto Brandão foi morar ainda jovem em São Paulo. No início da carreira no futebol, jogou no Barra Funda, Juventus e Portuguesa. Mas foi no Corinthians, a partir de 1935, que ganhou destaque.
Brandão foi capitão do alvinegro por dez anos, e conquistou quatro títulos paulistas (tricampeão paulista em 1937, 38 e 39, e campeão em 1941). O meio-campista ganhou o apelido de ‘Mestre’, pela habilidade com a bola nos pés.

“O apelido dele na época já dizia tudo: era simplesmente o ‘Mestre’, um dos maiores ídolos do Corinthians em todos os tempos”, conta o jornalista Celso Unzelte, autor de pesquisas e livros sobre a história do Corinthians

Copa
Com o destaque no meio-campo corintiano, Brandão foi convocado pelo técnico Ademar Pimenta para a Copa do Mundo de 1938, na França.
O capitão alvinegro foi titular em duas partidas, incluindo na vitória por 4 a 2 contra a Suécia, que garantiu ao Brasil o então inédito terceiro lugar em Copas do Mundo.
A seleção de 1938 era comandada pelo Leônidas da Silva, o ‘Diamante Negro’. O atacante, então no Flamengo e que brilharia no São Paulo, marcou sete gols e foi o artilheiro da competição vencida pela Itália.

Representantes
Com Luiz Gustavo, o Vale tem seu quarto representante em Copas do Mundo. Além de Brandão e Zito, o joseense Fidélis foi para a Copa de 1966. Volante titular na conquista da Copa das Confederações, Luiz Gustavo é homem de confiança de Felipão.
Fonte: www.ovale.com.br

Nenhum comentário: