Um resgate da trajetória e um relembrar da atuação de sociedades pró-melhoramentos de bairros, associação de moradores, grupos comunitários e demais movimentos sociais bairristas da cidade de Juiz de Fora.
A obra se origina da dissertação de Mestrado de Luciana Verônica Silva Moreira, pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A publicação foi produzida com recursos da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura e confeccionada pela Editora UFJF. Nas páginas, perpassam as lutas por igualdade na distribuição de equipamentos urbanos nos bairros mais carentes e a busca pela conscientização e a informação sobre direitos e deveres sociais. Tais grupos proporcionaram locais de discussão a respeito dos projetos políticos que sacudiam Juiz de Fora e o país naquele período.
A pesquisa para o Mestrado ocorreu entre 2008 e 2009, utilizando como fonte os jornais em circulação no período, os documentos do Movimento Unibairros, do Grupo Comunitário São Bernardo, da União Juizforana de Associações Comunitárias de Bairros e Distritos (UNIJUF) e da Sociedade Pró-Melhoramentos do bairro Monte Castelo. Nesta empreitada, o professor do Departamento de História da UFJF, Ignácio Godinho Delgado, foi o orientador do trabalho.
Fonte: www.ufjf.br/
Fonte: www.ufjf.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário