Pesquisa aponta 74% das pessoas ouvem rádio
Um estudo realizado pelo instituto Ipsos Marplan e
divulgado no mês passado (setembro) em homenagem aos 90 anos do rádio no
Brasil, apontou que 74% das pessoas entrevistadas ouvem rádio com
frequência. Outro dado apontado pela pesquisa também mostrou que
Porto Alegre é a capital onde mais se consome a mídia no país.
De acordo com o estudo inédito, 74% dos entrevistados garantiram ouvir
rádio frequentemente. De acordo com aplicações do estudo, que foi
realizado em 13 mercados brasileiros, isso equivale a um contingente de
mais de 37 milhões de pessoas. Outro ponto de destaque foi a difusão do
meio entre todas as classes sociais. Os ouvintes de radio no Brasil
pertencentes às classes A e B representam praticamente o mesmo
percentual dos ouvintes das classes C (42% o primeiro grupo e 46% o
segundo grupo).
Entre os ouvintes, as mulheres são a maioria: 52% contra 48%.
Pelo corte de classe social/idade, o maior percentual de ouvintes está
na faixa entre 25 e 34 anos, nas classes A ou B. Desses entrevistados, a
maior parte consome rádio para passar o tempo livre, ouvir programas
específicos ou simplesmente para se distrair.
Os números mostraram também que o meio continua sendo consumido em
paralelo com outras atividades rotineiras. As pessoas ouvem rádio
enquanto arrumam a casa, fazem refeições, dirigem, trabalham, etc.
Apesar da difusão das plataformas móveis, a maior parte das pessoas
(81%) ainda prefere ouvir rádio em suas casas. Em seguida, aparece o
carro (com 15%), o local de trabalho (com 9%) e ao ar livre (com 2%).
Nessa parte do estudo, já foi possível perceber a influência das mídias
móveis. Das pessoas que ouvem música ao ar livre, 83% o fazem via
celular. Parte de quem ouve música no ambiente de trabalho, também o faz
pelo telefone celular (20%).
O estudo do Ipsos Marplan também mensurou o consumo de rádio em 13
capitais brasileiras. Pelos resultados, Porto Alegre lidera o ranking
(81% da população da capital do Rio Grande do Sul consome a mídia com
frequência). Em seguida, aparece a Grande Recife (78%), Grande Curitiba
e Grande Rio de Janeiro (ambas com 77%), Grande Belo Horizonte (75%) e
Interior e Grande São Paulo (73% cada).
Vale ressaltar a proximidade entre o porcentual entre os mercados, que é
de 8%, entre a primeira colocada e a última. Porém, em números
absolutos, a tendência é que a região da Grande São Paulo e interior do
estado – que contam com 73% - seja a maior de todas, devido ao número de
habitantes. É importante destacar que o meio rádio ainda conta com
grande receptividade nas maiores regiões do país.
Fonte: www.tudoradio.com
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