ABERT defende uso de faixa de UHF para digitalização do rádio AM
A Câmara de Rádio da ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão)
e presidentes de entidades estaduais de rádio e de televisão decidiram apoiar a destinação da faixa de VHF, compreendida entre 76 MHz e 88 MHz, para permitir a digitalização do rádio AM no país. A decisão foi tomada em reunião realizada em Brasília.
A proposta é que esta faixa de freqüência, hoje ocupada pelos canais 5 e 6 de televisão, sirva às rádios AM para que operem na extensão da faixa de FM. Esses canais deverão estar disponíveis em 2016, com a conclusão do processo de digitalização da TV.
Estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostra que a proposta de migração é tecnicamente viável.
Na prática, cada emissora de rádio AM receberá um canal na nova faixa de FM, que seria estendida para abrigar todos os canais AM. De acordo com o presidente da Abert, Emanuel Carneiro, este é o melhor caminho para o rádio brasileiro. "A redistribuição das emissoras AM na nova faixa garantirá a melhoria da qualidade necessária a este segmento e facilitará a transição para o padrão digital".
Segundo o presidente, no futuro, o Ministério das Comunicações deverá definir os critérios de digitalização do rádio para permitir a migração das emissoras, conforme características econômicas e técnicas.
Fonte: http://www.abert.org.br/
Um comentário:
Olá,
Meu nome é Tatiana Dias e trabalho para uma empresa de Comunicação e Marketing, na Espanha. Gostaria de saber se te interessa colaborar com uma campanha de publicidade. Nosso cliente está relacionado com a temática educação.
Se está interessada na proposta, não deixe de entrar em contato comigo em este mesmo e-mail.
Atenciosamente,
Tatiana A Dias
Postar um comentário