sexta-feira, 13 de maio de 2011

Futebol

13 de maio de 1959 - Julinho - O craque que calou o Maracanã

por Victor Kingma*

Para comemorar o inédito título de campeão mundial, que havia conquistado no ano anterior, a Seleção Brasileira realiza um amistoso no Maracanã contra a Inglaterra, exatamente o único adversário que não tinha vencido na memorável conquista na Suécia (o jogo terminou empatado por 0 x 0).

Um clima de grande expectativa antecedeu á partida, com repercussão na imprensa de todo o país.

Entretanto, assim que o locutor do estádio anunciou a escalação do Brasil, com Julinho do Palmeiras na ponta direita, no lugar de Garrincha, o grande ídolo da torcida Brasileira, ao lado de Pelé, ouviu-se o maior coro de vaias da história do futebol (estima-se em mais de 100 mil torcedores ).

Mas Julinho, com a fidalguia que sempre o acompanhou por toda a carreira, não se abateu e, consolado pelo técnico Vicente Feola, apenas respondeu: - Vou jogar bem, chefe!

E bastaram apenas 2 minutos de jogo para o estádio emudecer: Julinho recebe a bola na ponta direita, se livra espetacularmente de dois zagueiros e marca um golaço, vencendo a quase intransponível defesa inglesa. Aos 15 minutos, em nova jogada sensacional, dá a bola açucarada para o centroavante Henrique do Flamengo fazer 2 x 0.

E durante todo o jogo, foi uma sucessão de jogadas brilhantes. Após os 90 minutos, todos os torcedores presentes ao Maracanã se renderam à classe e a determinação do craque, e as vaias iniciais se transformaram em calorosos aplausos.

Julinho Botelho, um dos maiores pontas direita da história do futebol, ídolo das torcidas da Portuguesa de Desportos, Fiorentina da Itália, onde era adorado, e Palmeiras, além de brilhar também na Seleção Brasileira, faleceu em São Paulo, em 11 de janeiro de 2003, aos 73 anos .
*Victor Kingma é historiador e escritor

Ataque da seleção no jogo contra a Inglaterra: Julinho, Didi, Henrique, Pelé e Canhoteiro
Fonte: www.historiasdofutebol.com.br

Nenhum comentário: