Elimar Cerqueira*, o Anapolina, nasceu em Cotegipe, distrito de Matias Barbosa, em 23 de janeiro de 1953.
Clubes
Iniciou carreira no Cotegipe, atuou no Sport (Juiz de Fora), Botafogo/RJ, Rio Verde/GO, União (Rondonópolis/MT), Anapolina (Anápolis/GO) e Serrano (Petrópolis/RJ)
Serrano Futebol Clube
Fez 34 jogos e marcou 04 gols em partidas oficiais e 01 em amistoso.
O gol
Anapolina, não entrou para a história pela exuberância de seu futebol. Mas uma noite em especial deixou seu nome imortalizado nos anais da bola. No dia 19 de novembro de 1980, uma quarta-feira chuvosa, marcou o único gol da vitória do Serrano de Petrópolis sobre o Flamengo por 1 a 0 pelo Campeonato Carioca. O resultado decretou a eliminação do rubro-negro, que precisava ganhar para ainda seguir sonhando com a conquista do tetracampeonato regional. Ironicamente, depois daquele jogo Anapolina defendeu o Serrano apenas mais uma vez e encerrou a carreira.
Pós-carreira
Aos 27 anos, tornou-se garçom. Em seguida atuou como mecânico antes de abraçar a ocupação de motorista de caminhão que transportava leite das fazendas da região de Matias Barbosa para usinas de beneficiamento. Anapolina, curiosamente, era flamenguista e estava sempre contando sua história para os amigos. Detalhava a noite em que encerrou o sonho de um timaço que tinha, entre outros, Zico, Andrade e o goleiro Raul.
Anapolina
Elimar Cerqueira, o herói de um jogo só. Ah, e a cereja final do bolo: Anapolina era torcedor do Flamengo. Mas por que Anapolina? Elimar era egresso do time goiano e, nos treinos do Serrano, quem não sabia seu nome dizia "Chama lá o Anapolina".
Fim de carreira
Deixou o futebol, virou garçom, depois mecânico e, por fim, motorista de caminhão de transporte de leite. Teve uma vida simples e batalhadora, mas nunca mais foi esquecido, ainda que tenha trocado seu apelido nacionalmente famoso pelo de Cerqueirinha, diminutivo de seu sobrenome.
Anapolina morreu em Matias Barbosa, aos 60 anos, em 11 de março de 2013.
Campeonato Carioca
Returno 07ª Rodada - 19/11/1980
- Flamengo 0 x 1 Serrano
Local: Estádio Atílio Marotti, Petrópolis/RJ
(Público: 14.998 espectadores)
Gol: Anapolina (18'1T)
Flamengo: Raul, Leandro, Marinho, Luís Pereira e Júnior; Vítor, Adílio (Andrade) e Zico; Tita, Anselmo e Édson (Júlio César). Téc: Cláudio Coutinho
Serrano: Acácio, Paulo Verdum, Paulo Ramos, Renato e Cândido; Israel (Osvaldo), Moreno e Wellington; Humberto (Gilberto), Luís Carlos (Átila) e Anapolina. Téc: Carlos Quintanilha
NOTA *
O campeão do 01º Turno foi o Fluminense (Taça João Baptista Coelho Neto "Preguinho"). No 02º Turno (Taça Corcovado), o Flamengo venceu o Vasco a 06ª rodadas e se igualou em pontuação aos cruzmaltinos (o que forçaria um jogo desempate caso a situação se permanecesse até o fim). Porém, na 07 rodada, faltando três para o fim, o Flamengo foi derrotado pelo Serrano, em Petrópolis, e o Vasco voltou a abrir 02 pontos de vantagem. Na penúltima rodada, o Flamengo venceu o Botafogo, e o Vasco empatou com o Fluminense, e a diferença caiu para 01 ponto. Na última rodada, o Vasco venceu o Americano e conquistou o 02º Turno, fazendo a Final do Carioca contra o Fluminense, e impedindo o Flamengo de ter a chance de ser Tetra-campeão Carioca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário