Affonso Romano de Sant'Anna nasceu em Belo Horizonte, em 27 de março de 1937.
Família
Neto materno de Affonso Romano (que veio da Itália no final do século XIX e se instalou em Juiz de Fora na Fazenda da Tapera), filho de Jorge Firmino de Sant"Ana e Maria Romano (ela, nascida em Juiz de Fora), foi casado com a jornalista, tradutora e escritora Marina Colasanti, nascida em 26 de setembro de 1937, na cidade de Asmara, capital da Eritreia, país do Nordeste Africano e falecida no Rio de Janeiro, aos 87 anos, em 28 de janeiro de 2025 e pai da a atriz, roteirista e diretora Alessandra Colasanti.
Juiz de Fora
Morou na cidade, terra de sua mãe, na infância e adolescência, tendo estudado no Colégio Fernando Lobo, no bairro São Mateus e no Instituto Granbery.
Formação
Em 1961 formou-se em letras neolatinas pela então Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da UMG, atual Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em 1969 doutorou-se pela UFMG e em 1970, montou um curso de pós-graduação em literatura brasileira na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Professor
Em 1965 lecionou na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), Estados Unidos, tendo ministrado cursos na Alemanha (Universidade de Colônia), Estados Unidos (Universidade do Texas e UCLA), Dinamarca (Universidade de Aarhus), Portugal (Universidade Nova) e França (Universidade de Aix-en-Provence).
Cronista
Foi cronista no Jornal do Brasil (1984-1988), do jornal O Globo até 2005, do Correio Braziliense, de 1992 a 2008[2] e do jornal Estado de Minas até 2014.
Afonso Romano de Sant'Ana morreu no Rio de Janeiro, aos 87 anos, em 04 de março de 2025, sendo seu corpo velado e sepultado no Cemitério da Penitência, no Caju, zona portuária do Rio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário