quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Igreja de Paula Lima - 260 anos

15 de agosto de 2024


Inaugurada em 15 de agosto de 1864, a igreja passou por três etapas: A da inauguração em 1964, a da primeira reforma e ampliação em 1907 e a da segunda reforma e ampliação, em 1937, que deu o formato atual.

Nossa Senhora da Assunção é a Virgem Maria em alusão a sua assunção aos céus, também é conhecida como Nossa Senhora da Glória ou Nossa Senhora da Guia.

A festa da Assunção é comemorada dia 15 de agosto. É uma comemoração originária de Portugal, em Trás os Montes, sendo feriado nacional.  

Brasil
É padroeira das cidades de Anços (Montelavar), no Concelho de Sintra, na Área Metropolitana de Lisboa, Fortaleza e Viçosa do Ceará, no estado do Ceará, de Jales e Jundiaí, no estado de São Paulo, de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, de Cabo Frio e Valença, no estado do Rio de Janeiro, de Campo Belo, Cabo Verde, Bom Despacho, Belo Horizonte e Itaúna, em Minas Gerais, de Acari, no Rio Grande do Norte, de Maringá, no estado do Paraná,  de Cruzeiro do Sul no estado do Acre e de Oeiras do Pará, no estado do Pará.

Paraguai
É a padroeira do país Guarani com o nome de Virgem de Assunção.

Distrito/bairro de Paula Lima
Pela Lei Estadual n.º 6.769, de 13 de maio de 1976, o distrito de Paula Lima é extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede de Juiz de Fora, com a denominação de bairro de Paula Lima, situado na zon norte de Juiz de Fora, e berço da família Gávio (homenageada com a rua Vicente Gávio). 

Comendador Francisco de Paula Lima (1812/1865)
Francisco de Paula Lima nasceu em Borda do Campo/MG, em 23 de março de 1812. 

Família
Filho do capitão José Rodrigues de Lima (com 43 anos na época de seu nascimento) e sua Maria Antonia de Oliveira (com 36 anos), casou-se em primeiras núpcias com Maria Cândida de Lima, e em segundas, com Francisca Benedita Monteiro de Barros. Dos dois casamentos, teve cerca de 11 filhos e 03 filhas. 

Juiz de Fora
Foi vereador na primeira legislatura municipal em 1853, presidente da câmara e chefe do executivo (cargo equiparado a prefeito).

Francisco de Paula Lima morreu em Juiz de Fora, aos 53 anos, em 26 de novembro de 1865.

Nota
É nome de rua na região central da cidade.

Nenhum comentário: