sábado, 6 de abril de 2024

Bambirra, Dazinho e Riani

Eleito deputado estadual em 1962 pelo PTB, Clodesmidt Riani tornou-se célebre como um dos três parlamentares de esquerda que tiveram seus mandatos arbitrariamente cassados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em 08 de abril de 1964, logo no início da ditadura militar que eliminou a democracia brasileira nos 20 anos seguintes.  Além de Riani, foram cassados Sinval Bambirra, também eleito pelo PTB, e José Gomes Pimenta, o Dazinho, que elegeu-se pelo Partido Democrata Cristão (PDC). O requerimento para a cassação foi baseado em discursos realizados enquanto eles eram deputados estaduais e em documentos do Departamento de Ordem Política e Social (Dops), cujos arquivos os descreviam como “agitadores comunistas”.

Os três foram os primeiros detentores de mandato a serem cassados no País, após o golpe de 1964. No total, 4.862 brasileiros perderam seus direitos políticos durante a ditadura que se seguiu. Além de terem perdido os seus mandatos, os três deputados também foram presos pela repressão militar.

Bambirra, Dazinho e Riani

Sinval de Oliveira Bambirra nasceu em Betim em 10 de janeiro de 1933 e morreu em Belo Horizonte, aos 70 anos, em 10 de dezembro de 2003.

José Gomes Pimenta, o Dazinho, nasceu em Virginópolis/MG em 1922 e morreu em Belo Horizonte, aos 84 anos, 16 de março de 2007.  O corpo foi velado no Cemitério Bosque da Esperança e o sepultamento no Cemitério da Consolação, no bairro Jacqueline, em Belo Horizonte, em 17/03. Portador de silicose, doença pulmonar que acomete trabalhadores de mineradoras, ele estava internado no Hospital Felício Rocho acometido por insuficiência respiratória. , às 10 horas.

Clodesmidt Riani nasceu em Rio Casca/MG em 15 de outubro de 1920 e morreu em Juiz de Fora/MG, aos 103 anos, em 04 de abril de 2024, sendo seu corpo velado e sepultado no cemitério Parque da Saudade, bairro de Santa Teresinha, região nordeste da cidade, em 05/04. Ele estava internado numa unidade hospitalar da cidade, acometido de pneumonia.

Nenhum comentário: