quinta-feira, 21 de março de 2024

Literatura

 "Mulheres capixabas e suas histórias"


Dedicado às mulheres, o mês de março foi o período escolhido pela escritora e pesquisadora Bárbara Pérez para o lançamento do livro.

As 180 páginas da obra são inteiramente dedicadas às mulheres que simbolizam a riqueza cultural e a diversidade capixaba, que viveram ou vivem no Espírito Santo. Mais que prestar homenagem a elas, a autora apresenta à nova geração os valores dessas mulheres, a partir de suas vivências e realizações. 

Uma dessas personagens é a parteira Dona Benedita, responsável por trazer ao mundo inúmeras crianças do município, incluindo a própria autora. Sua história é resgatada em “As parteiras de Mimoso do Sul”. Já em “As lavadeiras do Rio Muqui”, Bárbara Pérez conta sobre o trabalho das lavadeiras do Córrego do Rochedo e seus dramas. Entre elas, destaca-se Maria de Jesus, negra escravizada que foi estuprada pelo patrão, um fazendeiro branco e rico.

Outra homenageada na obra é Maria Antonieta Tatagiba (1895-1928), principal poetisa, que se tornou a primeira mulher capixaba a escrever e publicar um livro de poemas. Em reconhecimento à sua breve trajetória e importância, o dia de sua morte – 13 de março – foi instituído como o Dia Estadual da Poetisa Capixaba.  

Cada história é um tributo à identidade e ao legado das mulheres que, por meio de suas vivências, contribuíram para a história e cultura do Espírito Santo. Entre elas, Maria Laurinda Adão, que, em suas oito décadas de vida, é considerada uma das figuras mais importantes para a preservação das raízes e tradições do povo afrodescendente, autodefinindo-se como missionária, viajando pelo Brasil e pelo mundo para difundir a cultura que aprendeu na comunidade quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim.

Nenhum comentário: