quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

“Benfica da Gente - Elos entre memórias do passado e memória do futuro”

De autoria da jornalista Aline Junqueira, a obra é inspirada, com adaptações, no documentário da autora, "Benfica da Gente - A história do bairro-cidade contada por seus moradores", de 2007, 

Benfica, que no passado foi Benfica de Minas e um sub-distrito de Juiz de Fora, pode ser dividida em em três etapas de intensa ocupação urbana:

01 - O primeiro, quando se instalou a FEEA (Fábrica de Explosivos e Espoletas de Artilharia), hoje, IMBEL (Indústria de Material Bélico), cuja produção começa na década de 1940. Nesta época, a região era tipicamente rural. A própria fábrica precisou criar uma estrutura urbana para funcionar (escolas, hospital-maternidade, casa para os operários, etc).  

02 - O segundo momento é na década de 1960. A Fazenda Bemfica já havia sido dividida entre os herdeiros. A parte que hoje é o “centro” da região foi comprada por uma família que promoveu um loteamento popular. O bairro passou a ser visto como uma boa região comercial por presença de público e ausência ou baixa concorrência. No período, obras de infraestrutura foram realizadas pela Prefeitura de Juiz de Fora. O atual Distrito Industrial I foi criado. Surge então um movimento de emancipação do subdistrito Benfica de Minas, o que foi abortado, com a transformação do sub-distrito em bairro.  

03 - O último movimento de ocupação veio na década de 1990, com novos loteamentos populares construídos em outras áreas da antiga Fazenda (Vila Esperança I e Nova Benfica). Também houve posse ilegal de terras que dão origem, posteriormente, ao Bairro Vila Esperança II. Implantou-se o Distrito Industrial II para a instalação de uma montadora de automóveis. Assim, houve uma migração de operários para a região. Desde então, o crescimento populacional é visível.

A autora
Aline da Rocha Junqueira é jornalista, graduada em Comunicação Social pela UFJF, com mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ, ex-assessora parlamentar, ex-presidente da associação de moradores de Benfica e atual secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas da prefeitura de Juiz de Fora

Nenhum comentário: