quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Notável personalidade

Kim Ribeiro (Joaquim Augusto de Assis Ribeiro de Oliveira) nasceu em Juiz de Fora em 31 de janeiro de 1949.

Família
Filho do flautista Joaquim Ribeiro de Oliveira, dos fundadores da Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora.

Carreira
Compositor, professor e instrumentista (flautista)

Rio de Janeiro
Em 1968, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde estudou nos Seminários de Música Pró-Arte com Ester Scliar, César Guerra Peixe, Homero Magalhães, Lenir Siqueira e Odette Ernest Dias.

Flautista
Foi flautista da Orquestra Juvenil do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Nelson Nilo Hack, e da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência de Florentino Dias.  Em 1969, tocando piccolo, integrou a Banda do Corpo de Bombeiros do Estado da Guanabara, na qual permaneceu até 1972. Nessa época, começou a atuar com vários artistas, como Alaíde Costa, Nelson Cavaquinho, Johnny Alf, Sérgio Ricardo e Baden Powell, entre outros. Participou de vários grupos: Quinteto de Sopros Juvenes, Ad Libitum (com Mauro Senise, Raimundo Nicioli, Neco, Milton Botelho e Cid Freitas) e Quarteto Pixinguinha (com Raul Mascarenhas, Ronaldo Albernaz e Mauro Senise).

Professor
Lecionou flauta na Escola Brasileira de MPB, que funcionava no MIS (Museu da Imagem e do Som), e no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.  

Juiz de Fora
Em 1975, voltou a Juiz de Fora, onde lecionou no Conservatório Estadual de Música.

Participou, em 1978, do Sétimo Encontro Latino-Americano de Música Contemporânea, no qual estudou com Jorge Peixinho, Oscar Bazán, Violeta de Gainza, Dieter Kaufman, Gilberto Mendes, H. J. Kollreuter, José Maria Neves, Graciiela Paraskevaides e Wily Corrêa.  

Rio Grande do Sul
Entre 1980 e 1985, morou em Porto Alegre, onde estudou violoncelo com Jorge Falcione e Inge Schmiedt. Também na capital gaúcha, integrou o Quarteto com Cordas (com Hella Franck, Marcelo Berwanger e Ricardo Pereyra), o Trio de Flautas (com Sandra Costa e Ayres Potthoff) e o Trio de Madeiras (com Augusto Maurer e Adolfo Almeida Jr).  

LP
Lançou, em 1981, o LP “Kim Ribeiro”, contendo suas composições “Plu”, “Soneto” (c/ Mário Quintana), “Kvinopo”, “Ol” “Traça Coco”, “Um adeus” e “Mais do que isso”, além de “Cabaninha” (Jessé Silva) e “Valsa de Eurídice” (Vinicius de Moraes).  No ano seguinte, gravou, com Raimundo Nicioli, o disco “Kim Ribeiro/ Raimundo Nicioli”, registrando composições próprias, como “Tempo de espera” (c/ Regina Celi), “De manhã”, “Nuvem passageira” e “Sábado à noite” (c/ Raimundo Nicioli).  Participou, com suas músicas “Radiko lapis” e “Rosa formosa”, do disco “Porto Alegre 83”, coletânea que reuniu diversos artistas gaúchos: Geraldo Flach, Giba Giba, Fernando de Ó, Toneco, Raiz de Pedra, Cao Trein, Hique Gomes, Sá Brito e Santana. 

Documentários
Compôs temas para os documentários em vídeo: “Nair Benedicto”, dirigido por José Santos para a Fundação Itaú, São Paulo; “O Rei do Samba”, com direção de José Sette, e “Causa Mortis”, dirigido por Marcos Pimentel.  

CD
Em 1993, como regente e preparador do coral, participou do CD “IV Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música antiga”, pelo selo C.C. Pró-Musica de Juiz de Fora.  Em 1996, com sua composição “Majestic”, participou do disco “Unimúsica 150” (projeto da UFRGS).  Dois anos depois, atuou como flautista no vídeo “Leonardo Boff – 60 anos”.  Lançou, em 1999, o CD “Kim.mid”, contendo suas composições “Preludeto”, “Clarice”, “Cecília vai ao cinema”, “Homenagem aos Mestres” e outras tocadas por computador. Nesse mesmo ano, comemorando seu aniversário de 50 anos, apresentou o concerto “Jubileu”, registrado em vídeo e CD, do qual participaram Mauro Senise, Raimundo Nicioli, Andréa Dias, Kalota, Márcio Hallack, Dudu Lima, Dom Camilo, Franklin da Flauta, Luiz Fernando Zamith, Odette Ernest Dias e Grupo Choro & Cia. O disco foi lançado no ano seguinte.  Com suas composições “Sílvia” e “Floresta”, participou, em 2001, do CD “Cartografia musical brasileira – Minas Gerais”.  Em 2003, lançou, com Toneco da Costa, Fernando do Ó e Adolfo Almeida Jr., o CD “Majestic”.  Constam ainda de sua discografia participações nos CDs “Brincadeiras de quintal” (2000), de Bilinho Teixeira, “Ritmo do tempo” (2001), de Joãozinho da Percussão, “Bodas de flauta” (2001), de Estêvão Teixeira, e “FreeBop Duo II” (2003), de Don Camilo.  

Quinteto
É integrante do Quinteto Pixinguinha, com o qual gravou CD homônimo (2000), e do regional Choro & Cia, com o qual lançou o CD “No boteco do Hélio” (2003), que incluiu seu choro “Saudades do Jazz Club”.

40 anos
Em 2006 lançou em Juiz de Fora o CD “40 anos de música”, uma coletânea de 14 faixas autorais com composições de todas as fases da carreira do artista, com apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa)

Atualmente, reside em Juiz de Fora.

Nenhum comentário: