quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Notável personalidade

Ivan Elias (Ivan Elias Hallack) nasceu em 04 de janeiro.

Família
Filho de João Pedro Hallack (in memoriam).
Formação
Formado em Comunicação Social (jornalismo) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 1988.

Carreira
Iniciou na Rádio Super B-3 em 1987, ainda no quinto período da Facom (Faculdade de Comunicação), na equipe de esportes comandada pelo jornalista Márcio Guerra, que na época era professor da UFJF, ficando na emissora, que em 1988 recebeu o nome fantasia de Rádio Solar, até dezembro de 1995.

Impresso
Pouco depois de formado, em 1988, aceitou o convite para ser Editor de Esportes da Tribuna da Tarde/Tribuna de Minas e passou a atuar simultaneamente em rádio e jornal. Ficou na Tribuna até o ano 2000.

Funções
Na rádio, foi repórter, apresentador, produtor de programas e coordenador da equipe de esportes.
Programas em que atuou das mais diversas formas: Bola de Primeira, Super Bate-Bola e Apito Final, entre outros.

Quadros
Um dos mais conhecidos foi o Toque de Bola, quadro às 10h30 - horário nobre do rádio - dentro do programa de extraordinária audiência, em determinada época chamado Rádio Vivo (ao lado de nomes como os saudosos tricolores Cláudio Temponi (1932/2005) e Márcio Augusto (1945/2012) e, posteriormente, Francisco Canalli e Marcelo Juliani. Por não ser originalmente um horário de programa esportivo, falava-se de tudo um pouco, desde novelas até brincadeiras com os times que perdiam na rodada, muita interação com os ouvintes. que, naquela época, participavam por telefone e até cartas (não havia, num primeiro momento, o whatsapp, por exemplo)
- No programa anterior ao Rádio Vivo, que ia ao ar de 7h30 às 9h, os quadros diversos eram apresentados junto com os locutores do horário, como Sérgio Rodrigues e Roberto Barreto (in memoriam).
- Participação nos jornais matinais e/ou de hora cheia (Primeiras do Dia, Repórter 1010, entre outros)  
- Houve um programa noturno, chamado Apito Final, com forte pegada de humor que ia ao ar às 20h30.
Até o alcaide da época era satirizado no programa.

Eventos
- Participação em centenas de transmissões esportivas (quase sempre de futebol mas também outras modalidades como voleibol masculino.
- Transmissões de jogos ao vivo de estádios em Juiz de Fora, Minas e no Brasil.
- Em JF, nos estádios Salles Oliveira, José Procópio Teixeira, José Paiz Soares e, desde 1988, Estádio Municipal Radialista Mário Helênio (cobertura da inauguração em 30 de outubro de 1998 – rodada dupla Sport 2 x 0 Tupi e Flamengo 3 x 1 Argentinos Jrs).
- No estado: Mineirão, Independência em BH. Estádios em cidades como Poços de Caldas, Uberaba, Uberlândia, Varginha, Itabira, Andradas, Leopoldina e Nova Lima.
- No Rio de Janeiro: Maracanã, Laranjeiras, São Januário, Ítalo Del Cima, Aniceto Moscoso, Raulino de Oliveira, Caio Martins, Godofredo Cruz e outros.
- Em São Paulo: Morumbi, Pacaembu e Parque Antártica.
*no Maracanã, na década de 1980, coberturas de jogos com públicos superiores a cem mil pessoas, como na decisão do Campeonato Carioca de 1987 – Vasco 1x0 Flamengo, gol de Tita, com público informado de 114.628 pagantes

Competições transmitidas
Campeonatos regionais e estaduais, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Taça Libertadores da América, eliminatórias de Copas do Mundo.

 Personagens
- “Vovô Machado, o Craque do Passado”.
- “Vovó Carolina” (que tinha um gatinho chamado Marco Aurélio).
- “Valberto Maranhão, o Fiscal da Federação” (sempre “ajudando” os clubes locais nos bastidores do futebol mineiro).
- “Tião Varal, o Rei do Carnaval”, uma espécie de “tudo acaba em samba”, tendo como referência os principais fatos esportivos do momento.

Misto Quente/Toque de Bola
Atualmente, em parceria com a jornalista Mônica Valentim, é gestor da empresa Misto Quente Comunicação, e editor do Portal Toque de Bola (www.toquedebola.esp.br), com perfis no You Tube, Facebook, Instagram e Twitter.

Nenhum comentário: