terça-feira, 7 de novembro de 2023

Literatura

"De Onde Vem Essa Força"  

A obra, de autoria de Vilma Nascimento, Jary Cardoso e João Marcos Veiga, narra a saga feminina da família do cantor Milton Nascimento, proveniente da cidade de Lima Duarte, povoada às margens do Rio do Peixe, passando pela adolescência em Juiz de Fora e a vida adulta no Rio de Janeiro.

Sua avó, Maria Antônia, mãe de Maria do Carmo, nasceu em Lima Duarte em 1900. Trabalhou na roça, foi empregada doméstica, parteira e rezadeira.  Nas celebrações dos 80 anos de Milton Nascimento, uma foto ganhou o Brasil e o mundo: os olhos expressivos de sua mãe biológica, falecida quando ele tinha menos de dois anos de idade.

Os autores percorrem o caminho da família Nascimento desde a lida de Vó Maria em Lima Duarte, a luta de suas filhas pela sobrevivência em Juiz de Fora e Rio de Janeiro, com passagens até então desconhecidas da biografia de Milton, em sua relação com a família biológica, e a conexão desta com a querida família adotiva de Três Pontas.

O livro tem cenas inéditas de um Bituca menino tocando sanfona numa viagem de trem com Ercília, a tia biológica, e, já adulto, num encontro familiar em que levou amigos como Gonzaguinha e Joyce para uma feijoada na casa de outra irmã de sua mãe, a Tia Jandira, em Juiz de Fora, em 1972, quando participava do festival de MPB na cidade.

Na canção “Raça”, Milton Nascimento e Fernando Brant perguntam de onde vem a força, a magia que ilumina a casa escura. Garra que ecoa a partir de vozes ancestrais, mas que também reverbera na pele de artistas, amigos e parentes: “atraca Vilma e Tia Ercília!”.

Obs: Desde 2015, Milton Nascimento tem residência na região de São Pedro, região oeste da cidade, e por ocasião da pandemia, o cantor foi vacinado numa UBS (Unidade Básica de Saúde) da região.

Nenhum comentário: