segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Notável personalidade

Ângela Sousa (Ângela Maria de Sousa) nasceu em Juiz de Fora em 24 de outubro de 1953.

Família
Filha de José Firmino de Souza (in memoriam) e Alzira Dias de Souza (1908/1980), com quatro irmãs e dois irmãos (hoje, três irmãs e um irmão vivos).  Foi casada com Ismael Dariva e tem o filho Lucas de Sousa Dariva.

Formação
Formada em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1980 (com colação de grau em 11 de julho de 1980) e pós-graduação em Nefrologia pelo Instituto de Pós-graduação Carlos Chagas do Hospital da Lagoa, no Rio de Janeiro.

Cursos
Inglês (Associação Cultural Brasil Estados Unidos), curso básico de Informática e muitas participações em Congressos e Cursos de atualização em NEFROLOGIA e Clínica Médica.

Juiz de Fora
Integrou a equipe de hemodiálise dos Hospitais Cotrel e Bom Pastor, equipes lideradas pelos médicos Maurício Gattas Bara (1933/2018), José Rafael Leão (também aniversariante de 24/10), Míriam Loures, Míriam Piazzi, Marcos Carvalho e José Elísio. 

Corpo clínico
Membro do corpo clínico dos hospitais Cotrel, Bom Pastor, João Felício, Hospital Geral de Juiz de Fora (hospital militar), Médica Nefrologista na AME (Assistência Médica a Empresas), sob a liderança do Dr. Aloísio João Fellet (in memoriam), corpo clínico da Casa de Saúde HTO e Centrocor e atuante na Casa do Servidor da Prefeitura.

Palestrante
Como Médica Clínica e Nefrologista, ministrou palestras de combate ao etilismo, fez parte semanalmente de reuniões entre nefrologistas, urologistas e radiologistas para atualização inicialmente na Sociedade de Medicina e Cirurgia, posteriormente no auditório do prédio Gattás Bara na rua Benjamin Colucci.   

Leopoldina
Trabalhou na Casa de Caridade Leopoldinense, Clínica Santa Úrsula, vários bairros exercendo a Medicina da Família.  

Teófilo Otoni
Trabalhou  na hemodiálise do Hospital Santa Rosália, sendo do corpo clínico do mesmo, e atuante também na Medicina da Família na cidade de Topázio (município de Teófilo Otoni) e adjacências. 

Acidente
Em 2007, fazendo o percurso Teófilo Otoni/Juiz de Fora, sofreu um acidente rodoviário e hoje já se encontra aposentada. 

Atividades religiosas
Também ligada a atividades na igreja católica, participou de Oficina de Oração e atualmente faz parte do Grupo de Mães que Oram pelos Filhos.

Nenhum comentário: