terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Um nome que marcou época na comunicação

Orlando Baptista (Orlando Baptista das Chagas) nasceu no bairro da Saúde, região central do Rio de Janeiro, em 11 de julho de 1928.

Família
Filho de João Baptista das Chagas, Rosália Felisbina Baptista das Chagas (ambos catarinenses de Florianópolis) e irmão de Oswaldo Baptista das Chagas e Maria Tereza Baptista das Chagas. Casado com Lindalva Baptista das Chagas* (1925/1994) e pai do jornalista e advogado Luiz Orlando Batista das Chagas.
*Lindalva Baptista das Chagas era cantora do "Programa do Guri" onde conheceu Orlando Baptista e amiga de Dolores Duran (1930/1959), nome artístico de Adiléia Silva da Rocha.

Estudos/Formação
Estudou nos colégios Vera Cruz e São Bento e formou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Carreira
Radialista/jornalista/cantor, iniciou carreira cantando na Rádio Tupi do Rio de Janeiro, posteriormente, tornou-se locutor esportivo na Rádio Mauá. O ápice da carreira foi na Rádio Nacional.  Apresentou a "Turma do Bate-Papo", nas rádios Mauá e Nacional

TVs
Continental (prova dos 9), Globo (mesa Facit), Excelsior (o povo pergunta), TV Rio (Ducal nos esportes) e Record (camisa 9). 

Copas do Mundo
Transmitiu 14 Copas do Mundo. 

Japão
Transmitiu com exclusividade para o rádio brasileiro, em Tóquio, em 09 de janeiro em 1973, com vitória título do pugilista brasileiro, a luta de Miguel de Oliveira ( nascido em São Manuel-SP, em 30 de setembro de 1947) com Koishi Wagima (nascido em  Shibetsu-JP, em 21 de abril de 1943),brasileiro.

Orlando Baptista morreu no Rio de Janeiro, aos 83 anos, em  26 de janeiro de 2012.

Nenhum comentário: