sábado, 1 de agosto de 2020

Notável personalidade

Clodesmidt Riani nasceu em Rio Casca-MG, em 15 de outubro de 1920. 

Família
Filho de Orlando Riani, operário e sindicalista e Maria Riani, mudou-se para Juiz de Fora com seis anos de idade. Casou-se com Norma Geralda Riani, em 04 de setembro de 1941, em Juiz de Fora, com quem teve 10 filhos. Um dos filhos, Augustsmidt Riani (1942/201) foi prefeito de Ubá e outro filho, o advogado Orlandsmidt Riani foi vice presidente do Tupi na primeira gestão de Áureo Carneiro Fortuna.

Vida política
Amigo de João Goulart (1919/1976), foi sindicalista e político, eleito deputado por Minas Gerais, foi cassado pelo golpe militar de 1964, tendo sido preso e levado para a Penitenciária Frei Caneca, em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. Após a anistia voltou a vida sindical e se elegeu novamente deputado estadual por Minas Gerais. Alguns anos depois do período de cárcere, a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) reabilitou seus direitos políticos.

Deputado
No exercício do mandato Riani trouxe muitos benefícios para a Juiz de Fora, como a Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, no bairro de Santa Terezinha, atuou na liberação de verbas para a construção da Rodoviária Miguel Mansur e teve também atuação no exterior pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Memorial
Uma de suas filhas, Augustemira Riani,  inaugurou em 2001 o "Centro de Memória Clodesmidt Riani"

Biografia
Os escritores Nilo de Araújo Campos e Hilda Rezende Paula  organizaram a obra "Clodesmidt Riani - Trajetória".

Nenhum comentário: