sábado, 13 de junho de 2020

Luís Fortes Bustamante e Sá - O Juiz de Fora

Luiz Fortes de Bustamante e Sá, filho de Antônio Fortes Bustamante e de Angélica Maria de Sá, naturais da vila de Ourem, em Portugal. Casou-se em 1704, em Portugal, com Luíza Maria Xavier da Fonseca (nascida em 1677).

Carreira
Advogado formado em Coimbra em 1700, foi nomeado Juiz de Direito em São Francisco do Cacem, em Portugal. Veio para o Brasil em 1711 e foi ser Juiz no Rio de Janeiro. Naquele tempo os Juízes portugueses eram chamados de "juiz de fora". Ele era um desses juízes. O Bacharéis Brasileiros quando nomeados Juízes, eram simplesmente Juízes, sem o "de fora", porque eram daqui. Quando corsários Holandeses invadiram o Rio de Janeiro e exigiram um "resgate" para saírem de lá, o Dr. Bustamante intermediou as negociações e abocanhou boa parte do resgate, mais da metade. 

Prisão
Descoberto, foi destituído do cargo, condenado a quatro anos de prisão em Marzagão, na África, além de ter de devolver o dinheiro e bens dos quais se apropriou, ainda foi multado em 400 mil réis. Subornou o carcereiro e fugiu para esta cidade, instalando-se na casa, cuja foto se estampa em seu comentário. Mas lá ele tinha uma "hospedaria", que na verdade servia para encobrir o seu negócio escuso: comprava diamantes do Arraial do Tijoco (atual Diamantina) e ouro de Vila Rica (atual Ouro Preto). Por aqui ficou muito anos nessa atividade. Depois foi para Lagoa Dourada, aonde também possuía terras. Tinha parentes no Governo, por isso aqui ficou tranquilamente sem ser molestado. O povo passou a chamar a pousada de: "pousada do Juiz de Fora". 

Fonte livro "Juiz de Fora e Seus Pioneiros: do Caminho Novo à Proclamação", de Jair Lessa-Editora: UFJF

Um comentário:

Loba disse...

Bom saber.
Obrigada por compartilhar conhecimento