sábado, 7 de março de 2020

Um nome que fez história na comunicação

Jurandyr Borges (Jurandyr da Silva Borges) nasceu em Antonio Carlos, região de Barbacena, em 09 de julho de 1927.

Família
Filho de Laudelino da Silva Borges e Benedicta da Silva Borges. Jurandyr era o segundo filho do casal. Os demais são Aracy, a primogênita, Ubirajara (ambos residentes em Santos Dumont), Jurema (residente em Juiz de Fora) e Jacy (in memoriam). Após ficar viúvo, o ferroviário da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), casou com a também viúva, Maria Cândida da Silva, que já tinha duas filhas: Maria Silva Xavier (1936/2019) e Terezinha de Jesus Silva (residente em Juiz de Fora). Dessa união nasceram Iracy e Iracema (ambas residentes em Juiz de Fora).

Comunicador
Sempre atuando no rádio, foi locutor da rádio Cultura de Santos Dumont, emissora fundada em 17 de agosto de 1949, com destaque para os programas sertanejos.

Curiosidades
A exemplo do Zé Bettio (1926/2018) no rádio Paulista, que tinha seus animais fictícios: O burro Teimoso e as vacas Fortuna e Mascarada, Jurandyr Borges tinha sua galinha fictícia/imaginária e mesmo já decorridos 10 anos de sua morte a dúvida suscita. Qual era o nome da galinha imaginária (se fosse hoje seria virtual)?: 
Bagnéia, Dagnéia, Magnéiae ou Vagnéia.

Solteiro e sem filhos, Jurandyr Borges morreu, aos 82 anos, no Lar São Miguel (casa de idosos), em Santos Dumont, em 07 de março de 2010.

Obs: A câmara de vereadores aprovou projeto que o homenageou com o nome de rua no bairro Quarto Depósito.

Nenhum comentário: