terça-feira, 31 de março de 2020

Um nome que fez história na comunicação

Antonio Célio (Antonio Célio Pinto) nasceu em Cruzeiro, no Vale do Paraíba Paulista, em 31 de março de 1939. 

Família
Filho do comerciante Antonio Francisco da Ascenção Pinto (nascido em em Botucatu-SP,  em 10/05/1910 e falecido no Rio de Janeiro-RJ, em 26/09/1987) e da professora Jandyra Grandinetti Pinto (nascida em Cruzeiro-SP, em 06/6/1912 e falecida em Niterói-RJ, em 17/06/1998), casado com Vera Lúcia Leonel Spadini (nascida em Juiz de Fora em 15 de setembro de 1944 e residente em Niterói), pai de três filhos: Luiz Eduardo (engenheiro, residente em Alphaville, Barueri, na grande São Paulo), Simone (nutricionista) e Monique (formada em direito e administração). As filhas são residentes em Niterói. Os três filhos são nascidos em Juiz de Fora.

Juiz de Fora
Ainda criança, com.seus pais, mudou-se para Juiz de Fora, onde foi criado e tornou-se presidente da (UJES) União Juizforana dos Estudantes Secundaristas. 

Carreira
Como a UJES tinha um programa na rádio Industrial, aos 19 anos, foi efetivado como repórter da rádio e, um ano depois, chefe de jornalismo da emissora. Junto com seu irmão, Fernando Sérgio, foi responsável, na inauguração da TV Industrial, canal 10, pela editoração e apresentação do primeiro telejornal TV, emissora na qual trabalhou por oito anos, sendo o âncora do programa "Três perguntas", entrevistando autoridades da cidade e de fora. 

SUNAB/EUA
Paralelamente, por mérito próprio, Antonio Célio também foi funcionário federal no cargo de superintendente da SUNAB (Superintendência Nacional de Abastecimento) em Juiz de Fora. Em 1963 foi convidado pela USIS (United States Information Service) para passar três meses viajando "coast to coast" nos Estados Unidos ao lado de mais três jornalistas de Belo Horizonte (só ele do interior). Por ocasião da morte de Robert Kennedy (1925/1968), ele estava no hotel Ambassador, em Los Angeles, na Califórnia, onde houve o assassinato e, numa época dificílima de comunicação e sob risco pessoal, conseguiu dar em primazia para o Brasil "o furo" do assassinato de senador Americano. Por essa reportagem foi indicado ao prêmio Esso de Jornalismo. 

Rio de Janeiro
Em 1966 Célio, formado em publicidade, mudou-se para o Rio de Janeiro onde foi coordenador de rádio e TV da "Ney Machado Propaganda" e anos depois teve a própria agência. 

Antonio Célio morreu no Rio de Janeiro, aos 69 anos, em 30 de maio de 2008 e foi sepultado (de acordo com seu desejo) no cemitério Parque da Saudade, em Juiz de Fora, em 31 de maio.

Nenhum comentário: