segunda-feira, 30 de março de 2020

Notável Personalidade

Geraldo Santana nasceu na Fazenda Liberdade, no município de Coronel Pacheco, na época, distrito de Juiz de Fora, com o nome de Água Limpa, em 30 de março de 1930. 

Família
Casado com Doralice Drumnd Santana, em 28 de maio de 1971. Pai de dois filhos: Eliane Drumond Santana, nascida em Juiz de Fora em 16 de março de 1972 e Émerson Drumond Santana, nascido em Juiz de Fora em 06 de abril de 1976. Eliane é casada com Edimar Nogueira de Souza e mãe de duas filhas: Ana Carolina Santana Nogueira de Souza, nascida em Juiz de Fora, em 28 de junho de 1993, e Mariane Cristina Santana Nogueira de Souza, nascida em Juiz de Fora, em 24 de junho de 1997.

Compositor
Geraldo Santana é autor, em parceria com Carlos Odilon e Messias da Rocha, dos hinos do Tupi, Sport e Tupynambás (Juiz de Fora), torcedor do Flamengo (Rio de Janeiro) e Tupynambás (Juiz de Fora), Geraldo tinha uma forte ligação com o Botafogo (Rio de Janeiro), para o qual compôs a música "Avante Botafogo".

Carnaval
Em 1974, foi campeão do carnaval em Juiz de Fora, pela escola de Samba Partido Alto, com o samba-enredo "Chica da Silva, emancipação da mulher brasileira", em parceria com Armando Aguiar, o Mamão.

Geraldo Santana foi homem de personalidade forte, autor de belos sambas, que viveu e morreu pobre, já que dizia  "viver na música, mas não da música". 

Geraldo Santana morreu em Juiz de Fora, aos 81 anos, em 18 de outubro de 2011,

Obs: O escritor Wanderley Luiz de Oliveira escreveu a biografia "Geraldo Santana - Sonho, música e realidade", lançada em março de 2012


Nenhum comentário: