quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Literatura

"Topa Tudo Por Dinheiro: As Muitas Faces do Empresário Silvio Santos"

Mauricio Stycer põe de lado a mitificação e desvenda de forma franca uma figura fascinante, que não se resume a sorrisos largos e aviõezinhos de dinheiro jogados para a plateia. Silvio Santos não é apenas o apresentador de televisão mais popular que a cultura brasileira já conheceu. É também um talentoso empresário, tão sagaz na administração de seus muitos negócios quanto nas alianças políticas que soube costurar por toda a vida. Esse lado de sua trajetória, contudo, sempre ficou à sombra. Comunicador habilidoso, ele criou em torno de si uma mitologia que só fez crescer ao longo dos anos e que contribuiu para um dilema curioso: Silvio é uma das pessoas mais famosas do Brasil, mas ao mesmo tempo uma das menos conhecidas. Desde os primeiros textos publicados a seu respeito, ainda nos anos 1960, até os livros mais recentes, o tom predominante é laudatório, focado nos prodígios de sua personalidade excepcional. O lado menos edificante – as estratégias erráticas do empresário, a subserviência desde sempre ao poder, a relação umbilical com o regime militar, a alergia ao jornalismo independente – nunca foi examinado detidamente. É essa a proposta deste livro.  

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...


Sílvio Santos (Senor Abravanel) nasceu na Travessa Bemtevi, no bairro da Lapa, região central do Rio de Janeiro, em 12 de dezembro de 1930. Primogênito do casal de imigrantes vindo em 1924 para o Brasil, Alberto Abravanel (1897/1976), imigrante grego sefardita de Tessalônica, e Rebeca Caro (1907/1989), judia de Esmirna, parte do antigo Império Otomano. Seus pais estão sepultados no Cemitério Israelita do Caju, região portuária do Rio de Janeiro. Silvio possui outros cinco irmãos: Beatriz (Bia), Perla, Sara (Sarita), Leon (Léo) e Henrique (Rico). 
Família (esposas)
- Maria Aparecida Vieira Abravanel (1962/1977);
- Íris Abravanel (1978–presente).
Família (filhas)
- Cíntia Aparecida Vieira Abravanel, nascida em São Paulo-SP, em 21 de dezembro de 1963 (mãe do ator Tiago Donato Abravanel Corte Gomes, nascido em São Paulo-SP, em 21 de outubro de 1987);
- Sílvia Aparecida Vieira Abravanel, nascida em São Paulo, em 18 de abril de 1971;
- Daniela Abravanel Beyruti, nascida em São Paulo-SP, em 11 de julho de 1976;
- Patrícia Abravanel Faria, nascida em São Paulo-SP, em 04 de outubro de 1977;
- Rebeca Abravanel, nasceu em São Paulo-SP, em 23 de dezembro de 1980;
- Renata Abravanel, nascida em São Paulo-SP, em 1985.