sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Ainda é Natal

Feliz Natal
O estado de Mato Grosso tem cidade de "Feliz Natal". A cidade brasileira em que o espírito natalino não se resume ao último mês do ano está localizada a cerca de 530 km da capital do estado, Cuiabá. O município mato-grossense de Feliz Natal, que tem 13 mil habitantes, conseguiu a emancipação em 1995.

Recebeu este nome após empresários do ramo madeireiro de Sinop enfrentarem dificuldades em voltar de uma expedição pela floresta ao se deparar com um riacho transbordando, no entardecer de 23 de dezembro de 1978.  Impossibilitados de seguir em frente, os empresários pararam perto do riacho para esperar a situação melhorar. No decorrer daquela noite, eles enfrentaram uma forte chuva, o que aumentou o nível do riacho e danificou a estrada.  Com saudades dos familiares e sem ter como retornar para casa, no dia 24 de dezembro os empresários decidiram cumprimentar uns aos outros com a saudação de feliz Natal. 

Alguns anos após o ocorrido, uma comunidade se desenvolveu no entorno do riacho e, em homenagem aos transtornos sofridos por aqueles empresários, foi chamada de Feliz Natal.Com o crescimento e desenvolvimento, a comunidade foi fundada em 12 de agosto de 1989 e emancipada em 17 de novembro de 1995, virou o município de Feliz Natal.