quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Literatura

“Dançando às margens dos trilhos” 

A jornalista Malu Guilhermino revolve o baú de histórias de seu pai, Raul Lopes, para levar a público, em 282 páginas, relatos de alguns dos principais acontecimentos do país e do mundo sob a ótica de um homem de muitos talentos, que se tornou um atento observador dos fatos políticos, econômicos e sociais de seu tempo.

A partir de conversas de fim de tarde na casa do pai, no Bairro Bom Pastor, sempre regadas a risadas, revelações, café e outras delícias, ela traz à tona a forma peculiar como ele enfrentou seus percalços, dando a volta por cima e se transformando em um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora.

A obra tem prefácio do jornalista, escritor e sociólogo, Ismair Zaghetto, que acompanhou Malu durante o período compreendido entre o final dos anos 1970 e meados da década de 1990, nas redações dos jornais “Diário da Tarde” e “Tribuna de Minas”, além de ter convivido com Raul Lopes no Colégio Machado Sobrinho. Lá, ele o viu se transformar em um conceituado professor e a conquistar prestígio no meio acadêmico até ser reconhecido como um dos mais influentes educadores de Juiz de Fora e região.

Nenhum comentário: