quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Um nome que fez história na comunicação

Romeu Rainho (Romeu de Souza Rainho), nasceu em Juiz de Fora, em 25 de abril de 1929, filho de Antonio Gonçalves Rainho e Percília de Souza Rainho, pai de duas filhas Isabela e Renata e irmão da professora, escritora e poetisa Cleonice Rainho Thomaz Ribeiro (1919/2012).


Carreira
Radialista, radioator, redator, poeta, trovador, declamador, produtor e apresentador/animador de auditório.

Foi contratado como locutor na rádio Barbacena AM 820, em julho de 1948. Em abril de 1949, assumiu o cargo de diretor-artístico da rádio Barbacena, administrada pela Organização Radiointerior de Alceu Nunes da Fonseca (nascido em Marica-RJ, em 31 de abril de 1903 e já falecido). Emissora gerenciada à época, por José Theodorico de Paula (in memoriam).

Romeu Rainho alcançou notoriedade, declamando poemas dos mais consagrados poetas da língua portuguesa.

Idealizou e apresentou o programa "Valsas e Canções". Colaborou com a divisão de radioteatro da rádio Barbacena, através do programa "Cortina Sonora" ao lado dos companheiros Walmick Campos, Benedito Fernandes Carlos, Sérgio Fernandes, Nadyr Manoel da Silveira, Nilcea Prenassi e Elizabeth Dorotéia Araújo "Betty". A partir de abril de 1949, apresentou o programa de auditório "Parada Infantil" no Cine Brasil.

Em 1950, desligou-se da rádio Barbacena, sendo contratado pelo cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912/1989), o "Rei do Baião" que, na oportunidade, estava fazendo "tournée" pelo Brasil sob o patrocínio do "Colírio Moura Brasil".

Romeu Rainho manteve-se por muito tempo nessa atividade, nessa mesma firma, como apresentador dos artistas que eram contratados para promoções publicitárias pelo interior do Brasil. Tornou-se mais tarde empresário nesse ramo artístico-comercial, tendo a seguir assumido sucessivos compromissos com outros famosos artistas e outras conceituadas empresas.

Romeu Rainho além de empresário, se tornou amigo de  Luiz Gonzaga (que havia prestado o serviço militar em Juiz de Fora), denominando-o carinhosamente como o "filho do velho Januário e da velha Santana" ou "pernambucano valente das redondezas da Serra do Araripe".

Em 1982, realizou uma entrevista com o cantor Luiz Gonzaga, um trabalho histórico, realizado no Museu da Imagem e do Som da FUNALFA (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage), de Juiz de Fora. 

Gravou também um CD contendo as suas principais declamações com destaques para:
"Prece de São Francisco de Assis", 
"Oração de um Órfão de Guerra", de Orlando Cavalcante.
"Gente Humilde" e "Carolina", de Machado de Assis.

Em Juiz de Fora, foi assessor parlamentar do então deputado estadual José Maria André de Barros (atual prefeito de Recreio) e trabalhou na extinta rádio Juiz de Fora AM.

Romeu Rainho morreu em Além Paraíba, aos 88 anos, em 17 de outubro de 2017

Nenhum comentário: