sábado, 16 de março de 2019

Literatura

"Mistério da Fé: A irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio de Juiz de Fora (1854 –1962)"

De autoria de Paulo Sérgio Quiossa, a obra literária sobre a história do catolicismo e suas vertentes em Juiz de Fora constitui a conclusão de uma pesquisa para a dissertação de mestrado do autor em Ciência da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento se insere no fenômeno das corporações religiosas presentes na Igreja Católica do Brasil desde a época colonial trazida pelos colonizadores portugueses. Tais associações tinham basicamente três objetivos: culto a um santo; auxílio aos confrades na vida e organizar todo o ritual da morte dos mesmos confrades. Assim foi que, na colonização, estiveram presentes diversas irmandades religiosas, incluindo até mesmo, confrarias de escravos.

Em Juiz de Fora, as corporações tiveram início em 1854, com destaque para a Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e a Irmandade do Santíssimo Sacramento da Matriz de Santo Antônio (hoje, Catedral Metropolitana). Estas duas foram criadas sob a liderança de homens ilustres da cidade como Henrique Guilherme Fernando Halfeld, José Antônio da Silva Pinto (Barão de Bertioga) e o primeiro vigário da cidade padre Tiago Mendes Ribeiro. 

Nenhum comentário: