segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Gente de Expressão

Antônio Edson (Antônio Edson Marques) o Tonicão, nasceu em Amercana-SP, em 18 de junho de 1946. 

Família
Filho de Theodoro Marques (1919/1994)  e Julia do Nascimento Marques (1922/2002). Casado com Sueli e pai do Emerson, Carlos Eduardo e Heder.

Carreira
Iniciou em 1965 na Rádio Clube de Americana trabalhando como colaborador e participando do programa esportivo da emissora com boletins diários “Na toca do Dragão” cobrindo as atividades do Vasco da Gama, do bairro Conserva, clube na época integrantes da 03ª divisão do campeonato paulista. Esse apelido “Dragão” foi dado por Antonio Edson e é lembrado até hoje. 

Em 1968 foi contratado pela Radio Brasil, de Santa Bárbara d’Oeste como Assistente de Direção, apresentador dos programas “Festival de Brasas” e “Calouros da Brasil” (este exclusivo para crianças), apresentador do “Jornal da Brasil” e apresentador e repórter esportivo do programa “Radar nos Esportes” além de reportagens nos jogos do União Barbarense.

Em 1970 depois de rápida passagem pela Rádio Vanguarda de Sorocaba, ingressou na Rádio Clube de Americana apresentando o programa diário “Rancho do Tonico” das 05h00 às 07h00 da manhã, de segunda à sexta-feira. Esse programa se tornou famoso por “ajudar a cidade acordar mais cedo”. Naquela época as tecelagens trabalhavam a todo vapor em Americana os operários acordavam cedinho ouvindo o programa alegre e descontraído. A Rádio Clube era a única na cidade na época. 

Em 1975 iniciou carreira de narrador esportivo na Radio Clube de Americana, substituindo seu amigo Jota Junior (hoje famosos narrador de TV) transmitindo jogos do Esporte Clube Vasco da Gama na “Segunda Divisão” de profissionais, e depois do AEC (Esporte Clube Americana) nos campeonatos de 1976/77. Na Rádio Clube narrou corridas de kart e Hóquei sobre Patins do Rio Branco, uma das principais equipes da modalidade, na época. 

Em meados de 1977 narrou jogos do Internacional de Limeira para as emissoras Educadora e Jornal, ambas de Limeira.

Em novembro do mesmo ano foi contratado pela Radio Brasil de Campinas cobrindo jogos da Ponte Preta e Guarani, inclusive narrou o título de Campeão Brasileiro do bugre (1978) e posteriormente acompanhou o time campineiro na Copa Libertadores da América, quando iniciou suas viagens internacionais. 

Em 1979, destacado como o melhor narrador esportivo de Campinas foi contratado pela Rede Bandeirantes de Rádio para trabalhar na Radio Educadora (hoje Band Campinas). Acumulou funções comandando a equipe esportiva da Rádio Cultura FM de Americana (hoje Vox 90).  

Em 1980 a convite do Sistema Globo de Rádio assinou contrato com a equipe de Osmar Santos passando a trabalhar nas rádios Globo AM e Excelsior AM, ambas de São Paulo. Na época a equipe do “Pai da Matéria” era a maior audiência do rádio esportivo do país. Nesse período trabalhou em duas Copas do Mundo (Espanha e México).

Em 1987 estreou na Radio Bandeirantes de São Paulo como narrador titular ao lado de Fiori Gigliotti transmitindo os principais clássicos paulista. Nessa emissora iniciou nas transmissões de F1 e Basquetebol. Acompanhou a brilhante carreira de Ayrton Senna (automobilismo) e as seleções masculinas e femininas do basquete brasileiro em torneios nacionais e internacionais. Transmitiu jogos e apresentou programas esportivos na extinta Rádio São Paulo, pertencente ao grupo Bandeirantes. Na ocasião trabalhou em mais duas Copas do Mundo (Itália e Estados Unidos). Pela Bandeirantes recebeu vários troféus de destaque no interior de São Paulo. Ganhou em 1993 o cobiçado “Bola de Ouro” no Rio de Janeiro como narrador paulista.

Em 1995 ingressou na Radio Capital de São Paulo, na formação da equipe de Eder Luiz. 

Em 1997 com o sucesso do trabalho na Rádio Capital, toda equipe de Eder Luiz foi contratada pela Band FM e a emissora foi a pioneira nas transmissões esportivas em FM. Na Band FM trabalhou na Copa da França. 

Em 2001 toda equipe da Band FM passou para a Rede Transamérica FM. Foi nessa época que Antonio Edson ganhou o carinhoso apelido de “Tonicão”, o “caipira de Americana” por sempre divulgar as coisas de sua cidade natal e do seu time de coração, o Rio Branco. Na Rede Transamérica trabalhou nas Copas: (Coréia do Sul/Japão, Alemanha, África do Sul e Brasil em 2014. 

Em 2016 deixou o rádio paulistano para em 2017 ingressar na rádio Central de Campinas, onde está até hoje.

09 COPAS DO MUNDO  
1982 (Espanha) - 1986 (México) - 1990 (Itália) - 1994 (Estados Unidos) –1998 (França) - 2002 (Coréia/Japão) - 2006 (Alemanha) - 2010 (África do Sul) – 2014 (Brasil).

TRABALHOS PARALELOS  
Além do rádio paulistano comandou várias equipes esportivas em emissoras do interior do Estado de São Paulo: 
Americana: Rádio Cultura FM, Rádio Azul Celeste AM, Rádio Noticias FM, TV Carioba, TV Americana e Rádio Você AM;
Jundiaí: Dumont FM, Difusora AM e Cidade AM;
Sorocaba: Rádio Cacique.

Outras atividades
Mestre de Cerimônias, Colunista e Palestrante.

Ao longo da vitoriosa carreira no rádio, trabalhou ao lado de Osmar Santos, Fausto Silva, Roberto Carmona, Henrique Guilherme, Oswaldo Maciel, Juarez Soares, Reinaldo Costa, Braga Júnior, Fiori Gigliotti (1928/2006), Ênnio Rodrigues (1935/2013), Loureiro Junior (1935/2012), Carlos Aymard (1934/1989), Luiz Augusto Maltoni (falecido em São Paulo em 29 de outubro de 2005) e Darcy Reis ( falecido em Jacareí-SP, em 29 de abril de 1989)

Nenhum comentário: