quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Gente de Expressão

Augusto Gustavo (Augusto Gustavo Silva), nasceu em Catas Altas da Noruega, na época distrito de Conselheiro Lafaiete, em 18 de julho de 1948. 

Família
Filho de Odilon Rezende Silva (1922/2008) e Maria de Lourdes Reis Silva, nascida em 18 de janeiro de 1929. 

Formação
Formado em direito pela FDCL (Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete), com extensão na Faculdade Castelo Branco e pós-graduação na Universidade Simonsen. Advogado militante, professor e cronista esportivo, com inscrição na OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil e na AMCE (Associação Mineira dos Cronistas Esportivos). 

Carreira/rádio
No rádio, Augusto Gustavo foi locutor esportivo, comentarista e repórter. Em Lafaiete, trabalhou na rádio Clube, e atualmente, apresenta o programa "rádio vida", programa de variedades, das 15 às 17 horas, na rádio Carijós AM e FM. 

Narrando futebol Augusto destaca as eliminatórias para a Copa de 1994, no Maracanã, quando o Brasil venceu o Uruguai, por 2 x 0, dois gols do Romário, a decisão do Carioca de 1995, quando o Fluminense venceu o Flamengo por 3 x 2. Além de um jogo pela Super Copa, no Chile, em Santiago, quando o Cruzeiro venceu o Colo Colo por 4 x 2, com três gols do Palhinha e um do Ailton para o time de Belo Horizonte. Augusto Gustavo, na condição de narrador, comentarista ou repórter, realizou centenas de transmissões esportivas pela Rádio Carijós, acompanhando os times do Cruzeiro, Atlético e América.

Na longa carreira no rádio, ele destaca o apoio recebido do antigo proprietário da rádio Carijós, o advogado e ex-deputado estadual, Agostinho Campos Neto (in memoriam) e do amigo e conterrâneo, que foi comentarista esportivo da rádio Inconfidência, Alair Rodrigues (1937/2012). Alair também era de Lafaiete. Quando nasceu em Santana dos Montes, em 10 de agosto de 1937, Santana era distrito de Lafaiete.  

Premiações
Augusto foi agraciado com o prêmio "bola de ouro" (considerado o óscar da comunicação esportiva), em duas oportunidades, em 1991 e em 2007, além de ter recebido o título de "cidadão honorário Lafaietense". 
Torcedor do Fluminense, em Lafaiete Augusto mantém um forte vínculo com o esporte amador da cidade, em especial o Flamenguinho.

Nenhum comentário: