quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Belo Horizonte - 123 anos

Em 1893, a decisão de mudar a capital já estava tomada, só faltava escolher onde ela seria construída. Eram cinco as regiões candidatas: Barbacena (pela tradição e força política da cidade), Juiz de Fora (por ser a mais próxima da capital da república, a cidade do Rio de Janeiro), Belo Horizonte (por estar numa região bem central e próxima a capital da época, Ouro Preto., Várzea do Marçal (região de São João del-Rei, pela tradição e força política da cidade) e Paraúna (próxima a Corinto e Curvelo, e por ser o centro geográfico do estado).

Juiz de Fora seria escolhida com a região de Goianá, local em que hoje está localizado o Aeroporto Itamar Franco. O local chegou a ser piquetado, mas não se concretizou porque alguém alertou do projeto antigo de mudança da capital da república, da cidade do Rio de Janeiro. Fato que veio a ser concretizado em 21 de abril de 1960, no governo do mineiro Juscelino Kubitscheck de Oliveira (1902/1976), que construiu Brasília.

A eleição para a escolha do local da nova capital se deu em três turnos. Os dois primeiros foram vencidos por Várzea do Marçal, hoje, um bairro de São João del-Rei. No turno final sobraram Belo Horizonte e Várzea do Marçal. Então o pessoal que havia votado em Paraúna passou a apoiar Belo Horizonte, e até mesmo apoiadores de Ouro Preto (que não queriam que a capital saísse de lá), seja pela proximidade dali, seja por acreditar ser impossível construir naquele local uma nova cidade em tão pouco tempo. 

Nenhum comentário: