terça-feira, 6 de novembro de 2018

Carlos Augusto Machado Veiga

Carlos Augusto Machado Veiga nasceu em Bicas, em 21 de dezembro de 1937. Filho de José Maria Veiga e Conceição Machado Veiga. Tinha quatro irmãos: Bertoldo, José Maria, Ana Maria e Luiz Roberto. Em 01º de dezembro de 1963, casou-se com Maria Luíza Donnarumma Machado Veiga com quem teve três filhos: Carlos Augusto Filho, Daniela (casada com Hudson Carvalho), pais dos seus dois netos, Hudson Filho e Letícia; e Sílvia (casada com Edivaldo Clemente).   
Belo Horizonte  
Trabalhou no “Banco Moreira Sales”, em Belo Horizonte e, à noite, frequentava um curso preparatório para o vestibular.     

Juiz de Fora  
Em 1957, retornou a Juiz de Fora e foi aprovado no vestibular da Faculdade Federal de Odontologia. No mesmo ano fez concurso para carteiro e ingressou na Empresa dos Correios e Telégrafos, designado  para Benfica. No final de 1960, foi transferido para prestar serviços na sede, em Juiz de Fora.     

Bicas 
Em junho de 1961, foi transferido para Bicas na função de tesoureiro. Após algum tempo, assumiu a chefia da agência. Em 1974, conseguiu junto ao Diretor da ECT de Juiz de Fora a construção do atual prédio dos Correios e Telégrafos de Bicas. Foi cirurgião-dentista do Sindicato dos Ferroviários, por 25 anos. Trabalhou também no Sindicato Rural, por 13 anos, através do Funrural. Exerceu a odontologia por 55 anos.  Fora de suas atividades profissionais, participou da organização das primeiras Exposições Agropecuárias de Bicas, atuando até 1982, quando ficou concluída a estrutura básica do parque.  Atuou nas diretorias e conselhos de clubes e entidades, inclusive do Rotary Club. Como católico, por muitos anos, coordenou e deu palestras em encontros de preparação de noivos para casamento.  

Desportista
Jogou vôlei, futebol de salão, futebol e disputava suas “peladas” na AABB/Bicas e na sua propriedade rural.    Escritor/historiador  Escreveu o livro “Um olhar para o passado”, e foi lançado no salão da Câmara de vereadores de Bicas, em 07 de setembro de 2013, data em que o município de Bicas comemorava 90 anos de emancipação.  

Honraria  
Foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara de vereadores de Bicas e, dentro do projeto “Resgatando a história de homens Honrados”, foi o homenageado do “Centro Municipal de Educação Infantil Dejanira Fonseca de Oliveira”.  

Carlos Augusto Machado Veiga morreu em Bicas, aos 79 anos, em 06 de novembro de 2017. 

Nenhum comentário: