segunda-feira, 15 de outubro de 2018

15 de outubro - Dia dos Professores

No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I (Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon), Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.  O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.  

Origem do Dia dos Professores 
A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para comemorar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano.  Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.  

O Decreto define a razão do feriado:  
"Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".  

No mundo  
O Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 05 de outubro.  

Dia da Educação  
O dia da Educação foi escolhido no dia 28 de abril quando terminava o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, no Senegal, no ano de 2000.  Neste Fórum ficou estabelecido o compromisso dos países de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Nessa data, 15/10, lembro de minha professora do antigo primário, Dalila Leite Ribeiro Lima, já falecida, da Escola Estadual Fazenda do Ipê, na região de Paraoquena, em Santo Antonio de Pádua, no noroeste fluminense. Minha primeira professora foi minha tia, Maria Edith Barros de Oliveira. Outras que que merecem referência: Dona Mariquinha (Maria dos Anjos Faria de Souza), de uma escola rural e dona Welda Maluf, mães do ex-jogador Felipe Alvim, na Escola Estadual Júlia Gama do Amaral, em Itapiruçu, no município de Palma-MG.