quarta-feira, 20 de junho de 2018

Literatura

“Ernani Ciuffo, a trajetória de um músico” 

De autoria de Flaviana Polisseni Soares e projeto gráfico de Afonso Rodrigues, a obra é resultado de trabalho acadêmico para o curso de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e resgata a história e a estética da obra musical de um dos mais importantes compositores de Juiz de Fora, Ernani Ciuffo, considerado no meio musical o “filósofo do samba”.

O livro inclui partituras de composições inéditas, transcritas pela autora, cinco poemas inéditos cujas melodias são desconhecidas, fotografias, além da biografia e a trajetória de vida do compositor e os principais aspectos culturais da época. O CD, que acompanha o livro, reúne dez músicas, sendo quatro inéditas, a gravação original de “Orgia” pelo próprio Ciuffo, em disco de 78 rotações e um vídeo, única imagem existente de Ernani Ciuffo, cantando ao lado de Nilton Santos, o Mestre Cocada e que revelou duas composições inéditas: “Presença e ausência” e “Aprenda a dizer adeus”, ambas com letra de Rubens Vasconcellos e melodia de Ernani Ciuffo. As outras músicas inéditas resgatadas por Flaviana Soares e que compõem o CD são “Despedida” e “Reconhecimento”, ambas com letra de Ernani Ciuffo e melodia de Eugênio Malta. A gravação do disco teve a participação dos músicos Wellington Duarte (arranjos e violão), Júnior (violão), Márcio Gomes (ritmista), Fabricio Nogueira (cavaquinho) e Paulo César “Coração” (voz).

O homenageadoErnani Ciuffo (1919-1993) nasceu em Juiz de Fora, morou na avenida Sete de Setembro, estudou no Instituto Granbery, formou-se em contabilidade e montou uma farmácia em sociedade com Antônio Lessa. Casou-se, em 1946, com Guiomar Silveira e teve duas filhas, Vera Lúcia e Karla Beatriz. Desde criança acompanhava seu pai em eventos musicais e participou ativamente das antigas “batalhas de confete”. Ao lado da família Toschi, de Oceano Soares e de Nilton Santos foi um dos fundadores da Escola de Samba Turunas do Riachuelo. Também ajudou a criar o Grupo Escoteiros Aimorés - o primeiro de Minas Gerais.

A autoraFlaviana Polisseni Soares é graduada em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora e formada em piano e flauta doce pelo Conservatório Estadual de Música Haidée França Americano. É professora de piano e teclado, no Colégio Santa Catarina e de musicalização, no Colégio Santos Anjos.

Nenhum comentário: