quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

JOSÉ LOPES FILHO

100 anos de idade e muita disposição

por Mtnos Calil*


José Lopes Filho chega ao 100 anos escrevendo com perfeita lucidez seus manifestos em favor da REFORMA POLITICA.
Nunca imaginei que um dia teria um amigo em plena atividade contra  a corrupção com 100 anos de idade.
O privilégio de desfrutar da amizade deste herói devo a José Barboza da Hora, um dos fundadores do Mãos Limpas que também pode chegar nos 100 anos.  A seguir apresentamos uma biografia resumida de José Lopes Filho, um batalhador incansável contra a corrupção. 
 RESUMO DA BIOGRAFIA DE JOSÉ LOPES FILHO QUE COMPLETOU 100 ANOS NO DIA 01º. DE JANEIRO DE 2017
01. Nasceu na cidade de PRADOS, Minas Gerais no 01 de Janeiro de 1917.
02. Teve 04 irmãos, já falecidos.
03. Graças ao esforço dos pais, que tinham uma receita modesta, conseguiu terminar, com seus 04 irmãos, o ginásio no Colégio Santo Antonio, escola particular dirigida por holandeses religiosos.
04. Em 1941, aos 24 anos, casou-se com Maria da Conceição Lopes, falecida há 13 anos. 
05.  Tem 07 filhos, 15 netos e 06 bisnetos.     
06.  Foi aprovado em 04 concursos públicos.
07.  Aos 22 anos foi nomeado escriturário do Ministério da Fazenda tendo sido designado para exercer sua função na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, onde permaneceu durante cerca de 03 anos, longe de seus familiares.
08. Aos 24 anos foi transferido para Belo Horizonte onde foi  nomeado “Coletor Federal”, tendo exercido essa função em várias cidades de Minas Gerais, como Nova Rezende, Dores de Campos e Bicas.
09.  Trabalhando na cidade de Dores de Campos, foi eleito vereador pelo PTB. Mas como fez oposição ao Prefeito do PSD, não pode exercer seu mandato, sendo transferido para a Coletorial localizada na cidade de Bicas. Foi vítima de uma vingança do Prefeito e por pouco não foi removido para a cidade de Manaus.
10. Depois de alguns anos de trabalho em Bicas, foi nomeado Auditor da Receita Federal, servindo no estado do Espirito Santo, nas cidades de Vitória e Cachoeiro de Itapemirim. Em seguida foi transferido para a Delegacia do Tesouro Nacional de Juiz de Fora.
11. Completados os 35 anos de serviço, se aposentou aos 55 anos. Tendo sido formado em Ciências Contábeis, ingressou na Universidade Federal de Juiz de Fora para fazer o curso de Ciências Econômicas.
12. Reside na cidade de Juiz de Fora há 50 anos, onde, na condição de aposentado passou a se dedicar a diversas tarefas humanitárias, sociais, culturais e políticas, continuando na ativa até hoje. Dentre as diversas atividades e funções que exerceu, destacamos algumas a seguir.
13. Atuou durante 30 anos como confrade e tesoureiro da Conferência São Luiz Gonzaga da Sociedade São Vicente de Paula (SSVP)
14. Durante alguns anos, foi Presidente do Lar Infantil Santa Luiza de Marilac, que amparava centenas de crianças carentes do bairro.
15. Em1991, fundou com alguns amigos,  o MPMPL -Movimento Popular Pró-Moralização do Poder Legislativo, CNPJ - 02.571202/000/1-19.
Com a participação de 60 associados, este movimento tinha como objetivo primordial LUTAR POR UMA REFORMA POLÍTICA VIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA, sem a interferência de parlamentares, visando moralizar e reestruturar o poder legislativo no tempo em que ainda não se falava nem Mensalão nem em Petrolão. Teve inicio  então, uma batalha feroz através do envio e recepção de centenas de informativos, por e-mails, facebook, internet e twitter, e da fiscalização do legislativo local, cujos vereadores receberam pesadas críticas pelos erros cometidos.
16. José Lopes Filho foi surpreendido em abril de 2009 quando foi homenageado pela Câmara Municipal com a medalha do Mérito Legislativo, em comemoração aos 156 anos de fundação da cidade.
17. O MPMPL continua na ativa através das seguintes atividades coordenadas por José Lopes, que continua na ativa, aos 100 anos:
-  Site  www.mpmpl.org 
-  Informativos divulgados continuamente nas redes sociais
-  Campanha permanente pela Reforma Política através de uma Constituinte exclusiva, sem a participação de partidos e parlamentares.
*Mtnos Calil é coordenador do Instituto “Mãos Limpas Brasil”  www.maosllimpasbrasil.com.br 


Nenhum comentário: