domingo, 27 de novembro de 2016

Samba - 100 anos

                      Centenário do Samba - O maior espetáculo da terra
Neste domingo, 27\11, o mais brasileiro de todos os ritmos completa 100 anos. Mas o que não falta na história do nascimento do samba são controvérsias.
A data remete ao primeiro samba oficialmente registrado no país na Biblioteca Nacional. A música “Pelo Telefone” foi registrada em 1916 por Donga (1890-1974), mas foi composta coletivamente na casa de Tia Ciata.  Com essa música, a palavra samba também apareceu pela primeira vez no selo de um disco de vinil.
O escritor e jornalista Ricardo Cravo Albin avalia que "27 de novembro marca apenas o registro da música na biblioteca nacional, mas não é o nascimento do samba".
Albin considera que o mais brasileiro de todos os ritmos nasceu no começo de 1917, quando "Pelo telefone" embalou o carnaval da época. "O nascimento de uma música ocorre quando ela se torna pública e quando ela é impressa na sua estrutura e enviada naturalmente para as estantes do músico".
No Rio de Janeiro do início do século, na casa da baiana Tia Ciata, muitas composições que saíam dali, passaram a marcar a cena cultural da época.
Mas o sambista paulistano Osvaldinho da Cuíca lembra: apesar do local, os primeiros sambas tinham um outro sotaque.
"O samba ainda estava com o sotaque nordestino, maxixe, oriundo do nordeste", explica Osvaldinho. "E o Rio de Janeiro foi praticamente o berço do samba porque aprimorou, desenvolveu e tratou com muito mais seriedade o samba que qualquer outro Estado do País".

O samba é um gênero musical, que deriva de um tipo de dança, de raízes africanas, surgido no Brasil e considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras.
A palavra “samba” é de origem africana. Seu primeiro registro no Brasil remonta ao ano de 1838, na revista “O Carapuceiro”, de Pernambuco. No entanto, ainda não existe um consenso entre os historiadores sobre suas possíveis origens. Segundo o pesquisador Nei Lopes, seria a etnia quioco, na qual samba significa brincar, divertir-se como cabrito. Há quem diga que vem do quimbundo “semba”, com o significado de “umbigo” ou “oração”. O quimbundo é uma língua banto falada na Angola. Para muitos povos bantos, a música era um elemento religioso e a umbigada se referia a danças sagradas, em uma espécie de ritual de fertilidade e conexão com as forças do universo.

Nenhum comentário: