sábado, 22 de outubro de 2016

Caratinga-MG

Agnaldo Timóteo
Agnaldo Timóteo Pereira nasceu em Caratinga, em 16 de outubro de 1936.  Iniciou sua carreira cantando em programas de calouro na rádio de Caratinga, Governador Valadares e Belo Horizonte, onde se tornou conhecido como o "Cauby mineiro". Mudou-se para o Rio de Janeiro, passando a trabalhar como motorista da cantora Ângela Maria. Enquanto isso, continuava sua carreira e aos poucos tornou-se conhecido nacionalmente pela sua voz. Ficou famoso ao gravar a canção Meu Grito, de Roberto Carlos. Depois disso vieram vários sucessos românticos, como Ave-Maria, Mamãe e Os Verdes Campos De Minha Terra.

Na política
Iniciou atuação política em 1982, quando elegeu-se deputado federal no Rio de Janeiro, pelo PDT. No Colégio Eleitoral de 15 de janeiro de 1985, para escolha do presidente da República (que teve a vitória Tancredo Neves), votou em Paulo Maluf. Candidatou-se em 1986 a governador do Rio de Janeiro e foi derrotado; em 1994, reelegeu-se deputado federal.
Em 1996 foi eleito vereador na cidade do Rio de Janeiro, mas não conseguindo a reeleição em 2000. Transferiu-se para São Paulo e em 2004 foi eleito vereador pelo Partido Progressista, mas, devido a divergências com Celso Russomanno, foi para o Partido Liberal (atual Partido da República).

Ruy Castro
Ruy Castro nasceu em Caratinga, em 27 de fevereiro de 1948 e é um jornalista e escritor brasileiro. Com passagem por importantes veículos da imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo a partir de 1967, e escritor, a partir de 1988. É reconhecido pela produção de biografias como "O Anjo Pornográfico" (a vida de Nelson Rodrigues), "Estrela Solitária" (sobre Garrincha) e "Carmen" (sobre Carmen Miranda), e de livros de reconstituição histórica, como "Chega de Saudade" (sobre a Bossa nova) e "Ela é Carioca" (sobre o bairro de Ipanema, no Rio).

Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em Caratinga-MG, em 24 de outubro de 1932. É um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados .
Ziraldo Alves Pinto passou toda a infância em Caratinga. É irmão do também desenhista, cartunista, jornalista e escritor Zélio Alves Pinto e Ziralzi Alves Pinto. Estudou dois anos no Rio de Janeiro e voltou a Caratinga, tendo concluído o módulo científico (atual ensino médio). Formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957.

Míriam Leitão
Miriam Azevedo de Almeida Leitão nasceu em Caratinga, em 07 de abril, 1953. É filha da dona Mariana e do reverendo Uriel de Almeida Leitão e é formada na Universidade de Brasília (UnB).

Graça Foster
Maria das Graças Silva Foster nasceu em Caratinga, 26 de agosto de 1953. Ttambém conhecida como Graça Foster, é uma engenheira química brasileira. Executiva de carreira da Petrobras, foi diretora de Gás e Energia da empresa, assumindo a presidência da companhia em 13 de fevereiro de 2012. Foi eleita quarta executiva mais poderosa no mundo dos negócios, segundo ranking elaborado pela revista Fortune. Formada em Engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 1978, mestre em Engenharia de Fluidos e pós-graduação em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). 

Rose de Freitas
Rosilda de Freitas nasceu em Caratinga, em 23 de janeiro de 1949 e é uma política brasileira.
Elegeu-se deputada federal pelo Espírito Santo em 1982 . Em 1986 tornou-se deputada federal. Foi reeleita em 1990 já pelo PSDB.

Em 1994 disputa o governo capixaba, obtendo o 04º lugar. Tenta retornar a Câmara dos Deputados em 1998 mas obtêm a suplência. Assume eventualmente o mandato entre 2001 e 2002. Nas eleições de 2002, elege-se novamente deputada federal. Retorna ao PMDB e se reelege em 2006 e 2010. 

Em 2014, torna-se a primeira mulher a se eleger para o Senado Federal pelo Espírito Santo, com 46% dos votos (776.978), derrotando os ex-prefeitos de Vila Velha, Neucimar Fraga, que conseguiu 31% e de Vitória, João Coser, que obteve 20%. Rose venceu os adversários em 69 dos 78 municípios capixabas. 

Caratinga-MG
Caratinga pertence à microrregião homônima, à Mesorregião do Vale do Rio Doce e ao colar metropolitano do Vale do Aço, localizando-se a leste da capital, distando desta cerca de 310 km.Em 2013, sua população foi estimada pelo IBGE em 90.192 habitantes, sendo então o 37º mais populoso de seu estado e o primeiro de sua microrregião.

Toponímia
"Caratinga" é um sinônimo de cará. É um termo originário do termo tupi aka'ratin'ga, que significa "cará branco". O nome da cidade é uma referência à abundância desse tubérculo comestível na região desde a época em que ela era ocupada pelos índios aimorés.

Distritos
Caratinga é subdividida em onze distritos, sendo eles a Sede, Cordeiro de Minas, Dom Lara, Dom Modesto, Patrocínio de Caratinga, Santa Efigênia de Caratinga, Santa Luzia de Caratinga, Santo Antônio do Manhuaçu, São Cândido, São João do Jacutinga, Sapucaia.

Diocese 
A Diocese de Caratinga é uma circunscrição eclesiástica brasileira criada em 1915, pertencente à Província Eclesiástica de Mariana, Regional Leste II, em Minas Gerais. A sé episcopal está na Catedral de São João Batista, localizada em Caratinga. O bispo diocesano é Dom Emanuel Messias de Oliveira, desde 2011. 
Dom Emanuel Messias de Oliveira nasceu no dia 22 de abril de 1948 em Salinas/MG. 

Nenhum comentário: