domingo, 19 de junho de 2016

Cultura inútil...

Ruas sem nome estão à espera de batismo em Minas

A maior parte dos logradouros de Minas ainda aguarda o batismo que possa substituir as letras e números que lhes identifica. A campeã é a Rua Um, que dá nome a 334 vias no estado.

Atenção, senhores vereadores que gostam de batizar ruas com nomes de figuras, ilustres ou não, reparem nesta notícia: há 344 “Rua Um”, 333 “Rua Dois” e 329 “Rua Três” em Minas Gerais à espera de projetos para serem rebatizadas em homenagem a cidadãos conceituados. Quarenta e duas “Rua Um” e igual número de “Rua Dois” estão em Belo Horizonte. A “Dois”, se perde no estado, lidera a lista de denominações de ruas mais comuns no país: 1.534. A “Três” vem em segundo lugar, com 1.513 registros, de acordo com levantamento da proScore, empresa com sede em São Paulo especializada em viabilizar vendas e negócios, com base em seu banco de dados com mais de 710 mil registros de ruas. A “Rua Quatro”, se não é destaque nacional, enche os olhos dos mineiros, com 291 registros no estado – 32 deles em Contagem, e 27 em Belo Horizonte e Divinópolis. 

As letras também aparecem com destaque no batismo dos logradouros: há 224 “Rua A” no estado, sendo 30 Belo Horizonte e 248 em Montes Claros. Já a letra D serve como denominação de 174 ruas e a letra E dá nome a 161 vias em Minas Gerais. 

De acordo com os Correios, há 815 mil ruas no Brasil, e os nomes mais usados são os alfanuméricos. “Isso ocorre, provavelmente, porque são ruas criadas provisoriamente para bairros, distritos e loteamentos novos, e ficam com esses nomes por longos anos. Todas têm CEPs diferentes, ou seja, são localizações distintas”, explica Mellissa Penteado, diretora de Marketing da proScore. 

Algumas têm a sorte de serem descobertas por vereadores e acabam rebatizadas para perpetuar o nome de alguém considerado importante para o país, estado, cidade, bairro ou comunidade. A cidade campeã em repetição de nomes de rua é Aracaju (SE), com 107 “Rua B”. No ranking geral, a “”Rua Um” está em terceiro lugar, com 1.444 registros, e a“Rua B” aparece em quarto, com 1.380 repetições. 

Homenagens a santos, datas comemorativas e personagens da história são também muito usadas para nomear ruas no país. São José está em 19º lugar, com 638 registros; Santo Antônio, em 25º lugar, com 554 ruas; Sete de Setembro vem na 37ª posição, com 428; e Tiradentes, o mártir da Inconfidência Mineira, fica em 42º lugar, com 384 ruas no Brasil, sendo 45 em Minas Gerais, com quatro em Betim e três em Belo Horizonte. No estado, ganha de Santos Dumont, o inventor do avião, com 29. Santo Antônio, o casamenteiro, é prestigiado pelos mineiros com 67 denominações.

As dez mais do Brasil
Rua Dois    1.534
Rua Três    1.513
Rua Um    1.444
Rua B     1.380
Rua Quatro    1.370
Rua Principal    1.308
Rua A    1.299
Rua C    1.239
Rua Cinco    1.217
Rua Seis    1.077

Minas pelo país 
O estado de Minas Gerais foi homenageado em 318 ruas do país. Se levarmos em conta que São Paulo e Santa Catarina podem também ser uma reverência aos santos, Minas só perde para a Bahia e o Amazonas. Já Belo Horizonte dá nome a 281 logradouros e é a capital mais lembrada pelos brasileiros na hora de nomear suas ruas.

Um comentário:

TADEU MIRACEMA disse...

Boa noite, Carlos Ferreira! Acompanho o seu blog faz tempo e desde o final do mês de abril, aproveitando os festejos de aniversário da cidade de Miracema, onde resido, lancei o meu blog (Tadeu Miracema Você é o Foco), que Graças a Deus está indo muito bem. Pergunto se posso publicar parte dessa matéria sobre o nome de ruas? Grato pela atenção. Um abraço.