domingo, 19 de junho de 2016

Cães de raça

Quem vê cara não vê coração. Neste caso, quem vê focinho não define comportamento. Quem diria que um minúsculo Chihuahua tem um temperamento mais agressivo que um pitbull enérgico e sarado? Portanto, se você pensa em ter um companheiro canino em casa, analise antes quais são suas características comportamentais para não chegar em casa após um dia de trabalho e ter surpresas desagradáveis.

Saiba quais são as dez raças de cachorros mais agressivas do mundo e quais são suas características:

01 - Dachshund: Também conhecidos como "salsicha" ou "linguicinha", os cães dessa raça são baixos, compridos e possuem pernas curtas. De origem alemã foram criados com o objetivo de caçar pequenos animais roedores, por isso tem a prática da caça na veia, logo tem olfato bem apurado. Latem muito e podem gerar problemas com os vizinhos. São corajosos e protetores e quando nutrem o ciúme pelos donos atacam estranhos.

02 - Chihuahua: Esse “tamanhico” de cachorro tem natureza forte e caça roedores de forma insuperável. Está sempre alerta e costumam ser fieis aos donos. Apesar de chegarem no máximo a 1,5 kg enfrentam cães maiores sem problemas. Não tolera desconhecidos e late furiosamente.

03 - Pitbull: Os temidos cães da raça são autoconfiantes e resistentes. A raça necessita de proprietários que os sociabilizem cuidadosamente e que treinem obediência. A agressividade deles está associada a um gene recessivo podendo ser controlada a partir de criadores responsáveis, que devem ter a consciência de não vender tais exemplares a pessoas com perfil psicológico desviado, vendendo apenas para outros criadores já cadastrados nas suas bases de dados e que terão a responsabilidade de treinar tais animais. 

04 Dálmata: O clássico desenho da Disney “101 Dálmatas” fez a raça ficar conhecida no mundo. Eles chegam a 30 kg e 55 cm de altura. São cães farejadores, eram usados por bombeiros americanos como guias dos cavalos que puxavam os carros de bombeiros. Sem companhia humana e, quando sozinhos por muito tempo, ficam tristes e melancólicos.

05 Rottweiler: O focinho assustador da raça alemã tem uma estrutura corporal robusta. Possuem muita força na mandíbula, sendo que a mordida deles é uma das mais poderosas entre os cães, por isso precisam circular em espaços públicos com focinheira e coleira. Necessitam de ambientes amplos para desenvolverem atividades físicas e não lidam bem quando presos. Necessitam de adestramento nos primeiros meses de vida. 

06 Doberman: Os cães que medem em média 70 cm de altura são musculosos, fortes, corajosos e possuem dentes afiados. A velocidade deles pode atingir até 60 km/h. é uma raça atenta, por isso servem como cães de guarda. São obedientes, quando adestrados corretamente. Os dobermanns são ágeis e rápidos em suas ações.

07 Chow Chow: A raça de origem chinesa precisa de um trabalho de socialização (com pessoas e outros animais). Em função deste comportamento, podem ser agressivos com pessoas estranhas. Possuem uma natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas. É um cachorro difícil de ser adestrado.

08 Cocker: A raça é suscetível a doenças como infecções nos ouvidos e olhos, atrofia de retina, doenças autoimunes e catarata. Quando atingidos pela síndrome da raiva, ficam muito loucos e agressivos.

09 Jack Russel Terrier: A raça de caçadores de raposa é extremamente enérgica. São teimosos e por isso não são recomendados para um dono leigo. É preciso muito pulso e muita paciência pra ter um JRT em casa. Precisam de muito espaço para fazer exercícios e limites para respeitar o dono. Nunca deixe um Jack solto ou sem supervisão, pois eles vão em busca da caça onde quer que ela esteja e isso pode lhe trazer sérios problemas, como fugas, acidentes ou mesmo morte. São muito agressivos com outros cães e o recomendado é nunca deixá-los sozinhos em companhia de outros animais.

10 Pastor Alemão: A raça chega a 70 cm de altura. São ágeis, rápidos e espertos, por isso são fácies de adestrar. Como tem o olfato bem desenvolvido, são usados no resgate de corpos soterrados ou para procurar drogas ou armas. Em função destas qualidades é muito utilizado pelas polícias em diversos países. Se eles sentem que os donos são ameaçados, partem pra cima sem dó!

Nenhum comentário: