sábado, 19 de março de 2016

José Carlos de Lery Guimarães (1933/1999)

por Maurício Menezes*

José Carlos de Lery Guimarães foi um dos maiores talentos da comunicação em Juiz de Fora. Irmão de Heitor Augusto de Lery Guimarães - o maior redator que conheci em JF - e primo de Mário Helênio de Lery Santos - um craque do rádio e que deu nome ao nosso estádio - José Carlos era extremamente culto, de inteligência privilegiada, ótima voz, muito criativo e de fácil improviso. Entre tantos programas de rádio de sucesso - um deles foi Contraponto - que eu ouvia, lançou a revista Momentos e a cidade o admirava por " Cristo Total " e " Mascarada Veneziana ". Um craque. Quando eu já estava no Rio, certa vez o encontrei na av. Rio Branco, em Juiz de Fora, e ele disse: Mauricio, parabéns pelo seu talento e por honrar nossa cidade no rádio carioca. Respondi: meu amigo José Carlos, muito obrigado, mas quanto ao talento, o meu ainda está um pouco distante do seu. Ele sorriu, nos abraçamos e seguimos o caminho. Saudade.  
*Maurício Menezes o "Danadinho' é advogado em Juiz de Fora.    

CONSIDERAÇÕES:  
José Carlos de Lery Guimarães* nasceu em Juiz de Fora em 21 de janeiro de 1933. Era filho de Phintias Caiaffa Guimarães* (1902/1961) e Maria da Conceição de Lery Guimarães (in memoriam), irmão do jornalista Heitor Augusto de Lery Guimarães (19_-/2002) e primo do radialista Mário Helênio de Lery Santos* (1925/1995). Foi jornalista, advogado, professor universitário, compositor, trovador e teatrólogo. Compôs "Mascarada Veneziana", campeã do carnaval de 1966, com a escola de samba Feliz Lembrança. Escreveu a letra e Nelson Silva (1928/1969), o samba.Tinha grande apreço por Paris, a capital francesa. José Carlos de Lery Guimarães morreu em Juiz de Fora, aos 66 anos, em 05 de maio de 1999.  - José Carlos de Lery Guimarães é nome de rua no bairro Parque Independência.  - Phintias Guimarães é nome de galeria no centro.  - Mário Helênio de Lery Santos é nome do estádio municipal de Juiz de Fora. 

Um comentário:

Newton de Matos Vale disse...

Pessoa de brilho excepcional e grande caráter. Tive o privilégio de ter sido amigo e com ele convivido. O papo era sempre de cultura. Sempre demonstrando grande curiosidadee e interesse pela ciência e medicina.