quarta-feira, 16 de março de 2016

Notável personalidade do samba

Zezé do Pandeiro (José Almada Moreira), nasceu em Juiz de Fora em 08 de janeiro de 1944. 

Família
Casado com Neide Almada e pai de sete filhos.

Carreira1
Militar da reserva do Exército,

Carreira2
Cantor e compositor, Zezé do Pandeiro iniciou carreira de sambista em 1970 na extinta Escola de Samba Castelo de Ouro, do bairro São Benedito, a escola fundada por Euclides Manoel (1914/2011).

Estreia/intérprete
Em 1971, pela Castelo de Ouro, "Brasil de três raças", composição do Mamão (Armando Aguiar) com o Hégeo Pontes.

Sambas de destaque
- "Festas Folclóricas do Brasil", de 1972, com Bené (José Benedito Martins), pela Castelo de Ouro; 
- "Zumbi, Rei Negro dos Palmares", de 1973, com Roberto Medeiros e Flavinho da Juventude, pela Juventude Imperial; 
- "Exaltação ao Rio São Francisco", de 1977, com João Leonel e Walter de Paula, pela Unidos dos Passos e gravado por Elza Soares em 1979; 
"Festa no Mar para Netuno", de 1978, com Waltinho de Paula e Tuka, pela Real Grandeza;
"Trabalhadores do Brasil à Época de Getúlio Vargas", em parceria com Edynel, Edinho Leal, Ailton e Amilton Damião, com o qual a Portela desfilou no ano 2000, classificando em 10º lugar.

Cantor e ritmista
Durante vários anos, Zezé do Pandeiro atuou como cantor e ritmista dos grupos Black Samba Show e Bacharéis do Samba. Muitas de suas músicas foram gravadas nos CDs “Sambas de Enredo Carnaval de Juiz de Fora”, produzidos em 2002 pela Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora – Liesjuf. Zezé do Pandeiro é autor do CD “Avenida em Três Tempos”, no qual interpreta diversos sambas de sua autoria, solo, como “Tua Presença”, ou com parceiros, como “Madrugada” e “Ser Infeliz Ninguém Merece”.

Colaborou
Escola de Samba Unidos de Barrabás, de Rio Novo, e dos blocos juiz-foranos Domésticas de Luxo, Dondocas da Vila, do Beco e Pagodão dos Clubes

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Carnaval 2024
A Escola de Samba Unidos do Ladeira vai homenageá-lo com o enredo: "O Ouro do Castelo, a voz do Carnaval - 80 anos de Zezé do Pandeiro".