segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Literatura

"Jornal do Brasil - História e Memória"
A jornalista Belisa Ribeiro reconstrói, camada a camada, a memória de um dos jornais mais importantes do país. Com uma seleção impecável das edições mais marcantes do veículo, traz à tona episódios tão importantes para a trajetória do Jornal do Brasil quanto para nossa formação como país. 

Por trás destas edições, capazes, por exemplo, de evitar a fraude em uma eleição ou denunciar o envolvimento de militares do governo em um atentado que poderia ter matado milhares de jovens em um show onde cantavam Chico Buarque e Gonzaguinha, este livro revela — e exalta — quem eram as pessoas por trás das decisões que fizeram do Jornal do Brasil um veículo inesquecível.


Entre os relatos contemplados na obra estão detalhes da edição que noticiou a morte do presidente chileno Salvador Allende na primeira página inteira do jornal (sem manchete, como mandara a censura). O livro conta com depoimentos do chargista Chico Caruso, do fotógrafo Alberto Jacob e dos jornalistas Paulo Henrique Amorim, Ricardo Boechat, Alberto Dines, Elio Gaspari e Janio de Freitas, entre outros.

Nenhum comentário: