segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Literatura

“Fazenda dos Três Poços, do Café à Universidade”
A obra mostra fatos, por meio de textos de Heloísa Helena Monteiro de Barros, João Hermes Pereira de Araújo, Flavia Lages de Castro e Roberto Guião de Souza Lima.
Em 206 páginas, o livro relata as diversas fases do local, desde 1780 até os dias atuais.
Segundo a editora responsável e uma das autoras do livro, a historiadora e professora Flávia Lages de Castro, o livro foi preparado para que a história da Fazenda dos Três Poços pudesse ficar registrada.
No livro, a história da fazenda está dividida em quatro capítulos que vão desde a sua criação (um documento do vice-rei Luiz de Vasconcellos e Souza) até os dias atuais.
- No primeiro, o historiador Roberto Guião faz relatos sobre o ciclo do café no Vale Paraibano, permitindo ao leitor conhecer, em detalhes, como era a vida na época.
- No segundo capítulo, Heloísa Helena Monteiro de Barros e o embaixador João Hermes Pereira de Araújo trazem os fatos ocorridos entre 1780 e 1918, quando a fazenda passa para as mãos dos padres trapistas. 
- O terceiro, narrado por Guião, apresenta os fatos acontecidos de 1918 a 1968, quando a fazenda foi desapropriada pela prefeitura, para que fosse construído no local um pólo industrial e de ensino e onde hoje está situado o campus Três Poços do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda). 
- O quarto e último capítulo, escrito pela historiadora Flavia Lages de Castro, conta a história da FOA (Fundação Oswaldo Aranha) e do UniFOA.

Nenhum comentário: