quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Salário mínimo

A possibilidade de adiar os reajustes do salário mínimo, incluindo as aposentadorias, no próximo ano, de janeiro para maio, vem sendo avaliada pelo Governo Federal. Essa manobra foi revelada e criticada pelo deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP), que participou de uma reunião com aposentados, em Santos, Litoral Pauliusta,  no Sindicato dos Empregados em Edifícios (Sindedif), na última sexta-feira.

A medida de adiar o reajuste do mínimo seria uma sugestão da consultoria da Comissão Mista de Orçamento do Congresso e contaria com o apoio do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.
A presidente Dilma Rousseff não teria dado aval à proposta, mas Levy teria insistido no assunto. 

No final de agosto, o governo federal propôs ao Congresso Nacional elevar o salário mínimo dos atuais R$ 788,00 para R$ 865,50 a partir de janeiro de 2016, com pagamento em fevereiro.
A iniciativa foi feita por meio de projeto de orçamento da União do próximo ano. Neste mesmo mês é pago reajuste aos aposentados, sendo que mais de 23 milhões de segurados recebem um salário mínimo e outros 9 milhões ganham acima do piso e terão reajuste sem aumento real.

A correção do mínimo é definida pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), indicador de inflação calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBG E), somada ao aumento do PIB de dois anos atrás – no caso, de 2014.

Essa fórmula garante aumento real em caso de crescimento do PIB (Produto interno bruto). Em 2014, foi de 0,1%, que será o aumento real no salário mínimo.


O INPC para janeiro está previsto em cerca de 10,43%, que servirá para reajustar as aposentadorias acima do salário mínimo.

Um comentário:

Rachel disse...

Carlos ou mais alguém, sabe me explicar para onde vai o dinheiro que pagamos a mais ao INSS no Estado do RIO DE JANEIRO, pelo SALÁRIO MÍNIMO MAIOR que outros ESTADOS se, ao APOSENTAREM, os TRABALHADORES RECEBERÃO O SALÁRIO MÍNIMO NACIONALLLLLLLLLLLLL?
Enquanto morei em NITERÓI, RJ, e começou esta diferenciação de SALÁRIO MÍNIMO, fui OBRIGADA a pagar o INSS da minha EMPREGADA DOMÉSTICA e EMPREGADOS RURAIS sobre o MÍNIMO DO RJ, maior que nos outros Estados. Questionei ao INSS várias vezes e disse que NÃO PAGARIA sobre este valor e sim sobre o MÍNIMO NACIONAL, ao saber que aposentariam com o MÍNIMO NACIONAL.
Sabe o que me disseram?
Que, ao estarem no período de APOSENTADORIA eu teria que PAGAR À VISTA toda a diferença dos anos não pagos!!!
E perguntei para onde iria esta diferença de RECOLHIMENTO, PAGO POR MIM... Pasmem!
Não sabiam!!!
ISTO SE CHAMA O QUÊ MESMO? Em minha LINGUAGEM, enquanto CIDADÃ HONESTA, ÉTICA, MORAL: EXTORSÃO, ROUBO, ESTELIONATO DO CONTRIBUINTE!
E para vocês, o que entendem sobre isto, que não " cabe " em minha cabeça o " FAMOSO ROMBO DA PREVIDÊNCIA "...
Abraços e excelente 2016, PAZ E BEM!
Rachel Bruno

OBS.: Tem alguma explicação JURÍDICA para esta " EXTORSÃO "?