terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Radiodifusão

AM/FM

O processo de migração das rádios AM para a faixa de FM teve em 2015 a definição dos valores que cada emissora terá de pagar para fazer a mudança. Em 2016, um total de 948 rádios de todo o Brasil já poderão sair do AM e começar a transmitir sua programação no FM.

A migração de faixa foi autorizada por um decreto presidencial em 2013 e os valores da adaptação de outorga variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela elaborada pelo Ministério das Comunicações (MC) foi feita com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.

Para fazer a alteração, os radiodifusores terão de arcar com os custos referentes à diferença entre as outorgas de AM e de FM. Além disso, será necessário adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal.

Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.385 pediram para mudar de faixa e 948 já poderão fazer a migração em 2016, mas 437 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.

Nenhum comentário: