quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Literatura

“Álbum do Município de Juiz de Fora”
mais importante obra sobre a cidade de Juiz de Fora completou 100 anos em 2015. Relançada pela Editora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em 2008, após 93 anos de sua primeira publicação, em 1915, a obra continua sendo uma rica fonte de consulta.

O livro, idealizado pelo médico e político Oscar Vidal Barbosa Lage em parceria com o jornalista Albino de Oliveira Estevesorganizado por Sérgio Murilo de Almeida Neumann, é fonte histórica inigualável de informações sobre Juiz de Fora.

Composto por 536 páginas e mais de 550 imagens da época, o álbum reúne informações sobre população, comércio, geografia, política, arquitetura, imprensa, entre outros aspectos do município no início do século passado. A amplitude do trabalho realizado pelo jornalista explica porque sua obra é, até hoje, fonte de pesquisas sobre Juiz de Fora e região nas mais diversas áreas do conhecimento.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

“Álbum do Município de Juiz de Fora”

Conhecido como o “Álbum do Albino”, esta obra é como uma “Bíblia” para quem deseja conhecer ou pesquisar sobre a formação da cidade. Mãe de todos os livros publicados sobre o tema, o “Álbum do Albino” foi e tem sido fonte para qualquer outra obra publicada, ou a ser ainda, sobre as origens sobre a "TERRA DOS POETAS", Murilo Mendes, Belmiro Braga e Pedro Nava.

Albino de Oliveira Esteves nasceu na cidade de Sapucaia, no Rio de Janeiro, em 16 de outubro de 1883, filho de Nicolau Marins Esteves e Silvéria de Oliveira Esteves. Jovem ainda, veio com a família para Juiz de Fora. Aqui, estudou e trabalhou.

Formado em odontologia, não exercia a profissão. Foi funcionário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Repórter e redator no jornal “O Farol”. Era ator, poeta, prosador e teatrólogo. Publicou vários livros e foi um dos fundadores da Academia Mineira de Letras (AML). Morreu jovem, aos 39 anos, em Juiz de Fora, em 18 de julho de 1943.

O “Álbum do Município de Juiz de Fora” foi iniciado em 1904 e publicado em 1915 pela Imprensa Oficial do Estado de Minas, em Belo Horizonte, com o apoio do dr. Oscar Vidal Barbosa Lage, presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora e agente do Executivo (nome que se dava ao prefeito na época).

O livro teve três edições: a primeira foi em 1915, a segunda foi em 1990 (pela Prefeitura de Juiz de Fora), e, a terceira, em 2008 (organizada por Sérgio Neumann com o apoio da Lei Murilo Mendes de incentivo a cultura, da Funalfa (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage).