sábado, 7 de novembro de 2015

07 de novembro - dia do Radialista

Dia do Radialista
O Dia do Radialista foi instituído pela primeira vez num decreto de 1945, criado pelo presidente Getúlio Vargas. Na época, a celebração era no dia 21 de setembro. Em 2006, a data foi mudada para 7 de novembro, em homenagem ao nascimento do músico e radialista Ary Barroso. Ele ficou conhecido como um dos mais inventivos compositores nacionais.
Na década de 1980, por ocasião do IV Congresso Brassileiro de Radiodifusão, realizado na Bahia, os proprietários de emissoras de rádio (radiodifusores), decidiram que 21 de setembro permaneceria como dia do radialista e do rádio, e no dia 25 de setembro, data de nascimento do médico, antropólogo e professor Edgar Roquette-Pinto, seria o dia do Radiodifusão.

Em 2006, um decreto assinado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, instituiu que a data seria mudada mudada para 07 de novembro, em homenagem ao nascimento do músico e radialista mineiro de Ubá, Ary Barroso (Ary Evangelista de Rezende Barroso), deixando o dia 21 de setembro, que é o dia da árvore, para o dia do rádio. 


Obs:
Radialista é o profissional que trabalha com todos os processos na produção de programas para TV, rádio e, hoje em dia, na internet também. Podem ser diretores, produtores, editores, roteiristas, apresentadores e, os mais famosos, locutores.

Um comentário:

Carlos Ferreira disse...

Oração do Radialista
Léo Saballa
Senhor, faça deste microfone um condutor da verdade. Mantenha-me firme e sereno para equilibrar o meu senso de justiça. Direcione o meu conhecimento para produzir faíscas de esperança. Não permita que me perca pelos caminhos distantes da razão. Jamais deixe algum sentimento distorcer a essência do que precisa ser dito. Senhor, ilumine as minhas palavras para que elas carreguem alento. Conceda-me sabedoria para falar e bastante paciência para saber ouvir. Inspira-me com bons pensamentos e que eu defenda apenas o que acredito. Senhor, mantenha-me seguro todos os dias na sinuosa pista da humildade. Que a minha voz se faça ouvir sem frieza nem sensacionalismo. Livra-me da arrogância, do medo, da vaidade e da indiferença. Evite que usem indevidamente a minha voz para prejudicar alguém. Faça de mim porta voz da cidadania, da credibilidade e da isenção. Senhor, impeça que eu induza a pré-julgamentos ou a condenações. Corrija o meu excesso de individualidade e me torne mais flexível. Dá-me firmeza para eu não escorregar nas armadilhas da palavra. Senhor, proteja minhas cordas vocais, ferramenta do meu ganha pão. Proteja,Senhor, a todos os meus ouvintes, razão do meu trabalho.