domingo, 18 de outubro de 2015

Literatura

"Do piso à parede: a arte de Pantaleone Arcuri"
Ícones da identidade juiz-forana, os ladrilhos hidráulicos são a mola propulsora da obra que o artista plástico Iriê Salomão de Campos escreveu. A publicação, financiada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, reúne 15 quadros produzidos por Iriê em nanquim sobre aquarela. Em cada trabalho, é possível notar as técnicas de pontilhismo, hachura e tracejado, que, em conjunto, formam mandalas com estética inspirada na combinação de imagens, formas e cores de ladrilhos produzidos pela Cia Pantaleone Arcuri. As imagens são acompanhadas por textos descritivos.

O autor buscou perpetuar a estética do ladrilho hidráulico, que faz parte do patrimônio afetivo da cidade, e destacar as novas leituras artísticas sobre as peças, demonstrando a capacidade da arte de se transmutar ao longo das gerações. Além de divulgar o trabalho de Pantaleone Arcuri, o projeto busca popularizar a arte de pontilhismo, hachura e tracejado. 

“Do piso à parede: a arte de Pantaleone Arcuri” é o terceiro livro de Iriê Salomão, autor de “Casos de Minha Casa”, coletânea de crônicas, e de “Elo de Amor”, romance biográfico.

Nenhum comentário: